O filme El Camino expande e complementa a história de Breaking Bad, e entrega um final honesto e coerente
Produzida por Vince Gilligan, Breaking Bad é, sem dúvidas, uma das séries de maior sucesso entre público e crítica. Contudo, a audácia e imprevisibilidade do roteiro mantiveram a série acesa até seu fim, rendendo 5 temporadas ao show.
Entretanto, devido ao enorme sucesso, uma outra série derivada de BB foi criada, chamada Better Call Saul. A história dessa vez gira em torno do advogado trambiqueiro Saul Goodman, que teve um destaque enorme na série original. Better Call Saul está atualmente em sua quarta temporada.
A jornada de El Camino…
Temos agora o desfecho para a história central de Breaking Bad, com o filme El Camino. A jornada de Jesse Pinkman, interpretado por Aaron Paul, não havia sido concluída com o final de BB – pelo menos não como foi o desfecho de Walter White.
E o filme começa exatamente ao fim de Breaking Bad, tornando a série obrigatória para quem quer entender bem a jornada.
Um episódio de Breaking Bad de duas horas


Um grande acerto de El Camino foi manter a essência da série original. Pinkman é muito imprevisível, e em diversos momentos eu me peguei imaginando “e agora, para onde vai isso”. A jornada de Jesse é emocionante e traz uma carga muito grande dos acontecimentos de BB. A sensação de estar assistindo a série original é constante, e isso é algo bom, pois o produto originário é excelente.
Aaron Paul dá vida a Jesse Pinkman!


Um dos fatores que implicaram no sucesso de BB foi a atuação de Bryan Cranston e Aaron Paul. A química (sem trocadilho) entre os personagens garantiu cenas memoráveis e marcantes em na série. Entretanto, Aaron Paul definitivamente incorpora Jesse Pinkman em El Camino. Logo nos primeiros minutos de filme já entendemos o peso que o personagem carrega. Pinkman passou por muita coisa, e as consequências dos atos do passado ficam em evidência no longa.
Tudo acontece rápido demais


Um fator que possibilita uma certa vantagem no formato de seriados, certamente se deve ao período de exibição. Claro, em muitos casos, os filmes entregam histórias coerentes e bem contadas em cerca de 90 minutos. A sensação em El Camino é que tudo acontece rápido demais. Em alguns momentos específicos, como a cena em que Jesse está vasculhando uma casa, a solução do problema parece ter sido “fácil e rápida demais”. Entretanto, isso não tira os méritos da produção.
O Veredito
Sem dúvidas El Camino entrega um final satisfatório e coerente com tudo que já foi estabelecido em Breaking Bad. Em alguns momentos, soluções rápidas podem ser um pouco incômodas, mas não desmerecem a jornada. Por se tratar de uma sequência direta da série, a fidelidade e respeito a tudo que foi estabelecido é primordial, e El Camino, sem dúvidas, cumpriu seu papel.
Confira mais sobre El Camino clicando aqui.