Advertisement

Crítica: Um espião e meio é uma comédia SEM SAL, mas tem méritos

Publicado por
Advertisement

Um espião e meio trata-se de um filme de comédia, dirigido por Rawson Marshall Thurber (Família do Bagulho), o qual estrelam Dwayne Johnson (The Rock) e o comediante Kevin Hart. Esse longa, mistura alguns conceitos já bem batidos de filmes de comédias, que atores de ação brucutus já participaram bastante, como Arnold Shwarzenegger, Sylvester Stallone, Vin Diesel e agora The Rock. A diferença entre eles é que todos os outros eram grandes protagonistas de filmes extremamente bem sucedidos, já DJ oscila bastante em suas produções e não é um ator de muitos recursos.

O príncipe e o plebeu

O filme começa, como muitas comédias características americanas – num colégio – onde o grande atleta (Kevin Hart) é endeusado, enquanto o gordinho (Dwayne Johnson) é totalmente humilhado e sofre bullying pesado. É nessa mensagem que o filme se prende.  A maquiagem e os efeitos que transformaram Rock nessa figura é bem interessante e pitoresca, diga-se de passagem.

Casos de bullying, em qualquer lugar do mundo, são problemas seríssimos que, muitas vezes, são encarados com normalidade pelos educadores, mas não sabem o quanto isso pode estragar a vida de uma pessoa e afetar seu futuro. O que vemos nesse longa é a superação de uma vida sofrida na adolescência, que o leva de um ex-humilhado, a um super agente da CIA. Do outro lado, o ex grande astro do colégio, se vê numa rotina chata e monótona, tendo um emprego qualquer e levando uma vida comum, até que o ex-amigo do colégio vem para sacudir um pouco as coisas.

Davi e Golias

É nesse ponto que o filme erra e acerta ao mesmo tempo. Não seria realmente necessário fugir dos clichês, mas eles correram o risco e sabiam que eram muitos. The Rock, apesar de ser um super agente, faz um papel de bobão infantil, o que, além de não combinar muito com o estilo do ator, não teve muito cacife para levar o personagem de maneira crível. Por outro lado, Kevin Hart, comediante conhecido e aclamado, é muito bem aproveitado e protagoniza cenas hilárias, com uma comédia nenhum pouco inovadora, mas que diverte bastante.

Aaron Paul (eterno Jessie Pinkman – Breaking Bad), sofre com a síndrome do grande personagem (acabei de inventar esse nome) e realmente não parece estar ali por uma causa justa. O ator, que deveria fazer o vilão, apresenta obviedades e um personagem sem sal, quando você esperaria dele, pelo menos, cenas impactantes ou que mostrasse os traços de um vilão. O que realmente parece é que o ator não se empenhou para esse trabalho, ou simplesmente não conseguiu alcançar o que o diretor propôs.

Um espião e meio?

A história é contada de maneira bem leve, deixando as piadas de Kevin Hart, com suas caras e bocas, bem evidentes. Não esperem por grandes cenas de ação, uma vez que, praticamente, todas elas estão no trailer, ou até mesmo grandes estratégias de espionagem, pois todos esses elementos são um pretexto para focar na verdadeira mensagem de superação.

Vencer os seus medos e seguir em frente depois de tribulações que deixaram sequelas é algo que se mostra bem encaixado e traz algumas situações interessantes no filme, as quais conversam com o público que tem e sofre esse tipo de comportamento – nada como uma frase que fofó dizia: O mundo dá voltas.

Concluindo, The Rock não convence muito na atuação, apesar de parecer estar confortável no papel, mas tem uma muleta poderosíssima que é o talento de Hart. O filme é rodeado de clichês, uns bons, outros nem tanto, mas que, com certeza, irá agradar aqueles que gostam de um filme leve, descontraído e mais pastelão.

Trailer

Advertisement
Alepitekus

Muitos cairão à minha esquerda, à minha direita, à minha frente e atrás de mim e eu só sobreviverei se eu tiver aquela poçãozinha de life marota!

Compartilhe
Publicado por
Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement