Advertisement
Anime/ HQ / Mangá

Estúdios de animação correm um risco ENORME de falência.

Publicado por
Advertisement

Mesmo com o sucesso mundial dos animes, uma cruel realidade mostra que diversos estúdios de animação correm risco de falência.

Isso apesar do crescimento contínuo da indústria, com o seu valor superando os 2 trilhões de ienes recentemente. Ademais o número de animes produzidos por ano já ultrapassa os 300. Mesmo com essa fartura de produções, a área conta com vários problemas em várias produções pela falta de tempo e equipe. O último grande exemplo foi o caso da Madhouse em abril deste ano. O estúdio enfrenta casos na justiça trabalhista por más condições de trabalho.

Nos últimos anos, principalmente, a partir de 2016 várias produções têm tido episódios adiados múltiplas vezes e até alguns cancelados.

A partir de 2016 várias produções têm tido episódios adiados múltiplas vezes e até alguns cancelados.

Recentemente o site yahoo.jp publicou um estudo, revelando que 1 em cada 5 estúdios estão em risco de falência. Nas circunstâncias atuais, o número de estúdio que têm problemas nas suas produções têm aumentado cada vez mais e devido à cessamento de negócios, dissolvência e gastos. Ampliando o número de estúdios que deixaram a indústria tem crescido pelos últimos 3 anos. Em 2018 registraram 11 companhias que cessaram atividades, quase o dobro de 2017.

Em 2018 registraram 11 companhias que cessaram atividades, quase o dobro de 2017.

Não obstante o crescimento do número de produções, o negócio de produção de anime continua numa posição confortável por causa da alta e intensa procura por mais produções.. Mesmo que o custo para manter a qualidade (que é baixo na indústria de anime comparado com a indústria de animação no ocidente) seja alto, a receita correspondente à produção geralmente consegue cobrir os gastos.

O gráfico mostra o numero de estúdios que faliram

Atualmente, tem ocorrido um grande número de start-ups a trabalhar na produção de animes. Foi registrado em 2018 o aumento de 1,5 vezes em relação ao registrado em 2000.

Apesar do crescimento do número de produções, o rápido aumento das companhias parece ter um grande impacto nos pedidos de produção. Ademais o aumento dos orçamentos para produção e a dificuldade de assegurar animadores são outro empecilho.

De acordo com os resultados do questionário feito pela Teikoku DataBank, 39,6% dos estúdios tiveram um aumento em suas receitas em 2017. Receitas que tiveram o benefício dos títulos populares e rendimentos de copyright que tendem a aumentar. Certamente, as companhias que registraram um crescimento nos seus ganhos foram  de 54,9%.

As companhias que registraram um crescimento nos seus ganhos foram  de 54,9%.

Entrentato as companhias que tiveram uma queda nos lucros foram de quase 40%. Em adição as companhias em déficit (dividas) são 21,6% do total, representando 1 em cada 5 em risco de falência. Tudo devido ao elevado déficit e à falta de lucros.

Número de estúdios de animação nos últimos de 2000 a 2015

A razão pela falta de lucros e déficit dá-se pelo aumento nos custos de staff e investimento. Normalmente gastos como contratação de animadores, treino para trabalhadores em full-time e introdução de meios tecnológicos.

Ademais, casos em que a o cronograma das produções é ampliado e os episódios têm de ser adiados por falta de profissionais disponíveis. Custos adicionais ocorrem, especialmente em estúdios especializados em outsourcing (subcontratação), onde a margem de lucro mínimo não pode ser assegurada devido à redução de orçamento e cortes na fonte da produção.

Fonte: OtakuPt.

Advertisement
Rodrigo Grego

Fly, YuYu Hakusho e Dragon Ball foram o início, agora ficou difícil de parar. Game Designer na Xondaro e redator de animes no Combo Infinito.

Compartilhe
Publicado por
Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement