

Desenvolvedores e jogadores da loja de games da Google, recebem a partir de hoje, diversas mudanças na plataforma: multiplayer em tempo real, placar e quadro de líderes com a pontuação dos jogadores, save game em numvem e conquistas (troféus). E isso não é tudo – os últimos três serviços funcionaram em cross-platform entre Android, iOS e web. Toda a iniciativa é chamada – sem surpresa – “Google Play Services”, e está disponível a partir de hoje em diversos jogos. Toda a interação utilizará a sua conta do Google+.
Qualquer desenvolvedor a lançar um jogo na Google Play tem acesso ao Play Services, embora o Google não torne isto uma obrigação. “Nós não vamos fazer um exercício obrigatório, ou ter qualquer processo de certificação em torno dele,” garante o gerente de produtos da Google, Greg Hartrell. “Criamos serviços fantásticos que permitem aos desenvolvedores criar estas grandes experiências de jogo e ajudar a promover a sua descoberta, ajudar a manter seus usuários e mantê-los engajados.”
Além de oferecer um novo conjunto de funcionalidades, o Play Services vem com novas APIs para o monitoramento de pirataria, regularmente citado por desenvolvedores de jogos como a razão número um para não publicar no Android. “O Google Play Services introduz APIs para permitir verificações adicionais no jogo para ver se o jogo foi comprado através da Play Store”, disse Hartrell. Claro, ainda é possível que os desenvolvedores façam suas próprias políticas. “Um desenvolvedor pode aproveitar esses controles e ver como eles querem lidar com a pirataria de seu jogo quando é detectado”, acrescentou.
Como mencionado, o Google Play Services já está disponível, para qualquer aparelho com Android a partir da versão 2.2 (Froyo), além da plataforma iOS e Web.