Advertisement
Games

Jogamos: Shadow of the Tomb Raider mostra poucas novidades, mas empolga!

Publicado por
Advertisement
Shadow of the Tomb Raider mantém a fórmula vencedora dos dois primeiros jogos

Não é tarefa simples pontuar as características únicas de Shadow of the Tomb Raider para quem está familiarizado com o reboot de 2013. Assim que colocamos a mão no jogo, fica claro que é uma extensão da experiência do primeiro, sendo quase um “Tomb Raider – Episódio 3”. Todas as mecânicas dos jogos anteriores estão lá. Pulos e escaladas, as armas e gerenciamento de inventário, passando até pela forma de ganhar XP (encontrar artefatos, completar side quests, etc.) e utilizá-lo para melhorar as habilidades de Lara.

Entretanto, não é como se a repetição do modelo diminua “Shadow” em nenhum aspecto. Tanto o remake quanto a continuação “Rise” são excelentes jogos. O necessário aqui é adaptar as expectativas e saber que não haverá significativas mudanças em relação aos dois primeiros títulos.

Para não cometer injustiça ao jogo, há de fato alguns elementos novos: é possível fazer rapel em paredes em que Lara pode cravar sua picareta, abrindo uma nova gama de possibilidades para puzzles. É interessante notar que, com os gráficos avançados, tornam-se cada vez mais sutis as diferenças entre superfícies escaláveis ou não. Houve um momento em que tive dificuldade pra ver se conseguiria agarrar na parede e acabei tentando assim mesmo, no escuro. Só fui perceber onde era pra se segurar quando ela já estava pendurada.

Fases dentro d’água e combates

As partes subaquáticas também ganharam maior destaque. Em uma das partes da demo, era possível realizar um longo mergulho numa tumba, não havendo apenas um caminho único. Foi preciso ficar atento à respiração da personagem. O negócio é não bobear para perder uma parte no meio do caminho em que dava para subir e recuperar o fôlego. Quase chegando no outro lado, ocorreu um tremor que bloqueou parcialmente a saída. Então, acabou ativando um tenso QTE para livrar Lara da enrascada.  

Outra novidade são nos combates. É possível usar da floresta como uma ferramenta de lara, de diversas formas. Utilizando lama como camuflagem, encontrando dardos envenenados que servem para causar pânico nos inimigos. É possível também desaparecer na mata mesmo após ser vista pelos inimigos.

No entanto, foi durante uma apresentação a portas fechadas que conferimos uma parte do jogo diferente o bastante para quebrar um pouco a noção de repetição de fórmulas deixada pelo gameplay. Vimos um pouco da fictícia cidade ancestral de Paititi, localizada no Peru. O local funcionará como um hub, o qual segundo os desenvolvedores, será o maior de toda a série. 3 vezes maior que o de “Rise”.

Paititi

Paititi é de fato um lugar enorme, com casebres e templos de pedra com forte influência Maia, Asteca e Inca. É também vibrante, cheio de moradores e comerciantes vivendo o seu dia a dia por lá. É possível interagir com eles. Alguns poderão ativar uma sidequest. Em um dos momentos, Lara oferece ajuda a um garoto para encontrar um dado perdido.

Conversando com moradores ou apenas ouvindo-os falarem entre si, descobre-se que há uma preocupação com o Clã de Kukalkan. As pessoas desse clã exigem uma porcentagem dos lucros de todos os moradores. Há algumas áreas sob o domínio do Clã, acessadas apenas no decorrer da história. Haverá também algumas tumbas escondidas por lugares da cidade mística.

Assim, se Shadow of the Tomb Raider apenas se parece com a terceira parte de uma única longa história, é porque realmente o é. O “Shadow” do título não é apenas uma referência aos combates, em que Lara torna-se uma ameaça quase invisível. Mas também ao tom da história. Ela não é mais a garota assustada do primeiro jogo e está mais ciente de suas habilidades, sendo até mesmo um pouco arrogante. Iremos testemunhar a conclusão de sua jornada de origem em setembro.

Advertisement
Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement