

Jogos online atualmente são os que mais estão em alta. Desde o recém-chegado Overwatch até mesmo alguns mais antigos como Counter-Strike e Battlefield, as produtoras estão investindo cada vez mais em jogos que permitam a interação entre diversas regiões do mundo, gerando competitividade global, porém, nem sempre isso se torna uma coisa boa, e o melhor exemplo que temos de que o tiro pode sair pela culatra é League of Legends.
Ah, mas por que falar só de League of Legends com tanto jogo online onde também temos problemas? É simples, League of Legends se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo em termos de game online, e sua comunidade de jogadores se tornou uma das maiores já vistas, então o melhor que temos a fazer (por enquanto) é pegar a maior área afetada por jogadores tóxicos no momento.
O que me fez querer escrever sobre isso foi uma recente experiência que eu tive com o game, onde tive que aturar o rage desenfreado de um jogador do meu próprio time seguido de um “quit” singelo que resultou na derrota – vale lembrar que era apenas um Normal Game.
A Riot possui diversos métodos para reportar esse tipo de jogador para que ele “aprenda a lição” porém devo dizer, são medidas falhas. Pegar uma fila de 20 minutos preso é algo simples de se resolver, e em muitas vezes o caso volta a se repetir, onde o jogador continua a distribuir palavras de baixo calão contra os jogadores por alguns erros simples e que no fim das contas fazem todos perderem a paciência com o game.


Eu jogo League of Legends tem mais de 1 ano (comecei durante o lançamento do Ekko se não me engano) e em todo esse tempo jogando, eu posso dizer que sim, existe uma escória de jogadores maior do que o imaginado que servem apenas pra criticar todos os erros dentro de uma partida e consequentemente gerar derrotas sequenciais. O que esse tipo de jogador ganha proliferando todas essas inutilidades? Nada.
É realmente frustrante você tentar jogar uma partida apenas pra se divertir ou até mesmo tentar subir seu elo por exemplo e ter que “mutar” seu próprio time pra não ter que ficar lendo asneiras no chat (e vale lembrar que LoL é um game que depende da boa comunicação dos jogadores). Ao meu ver, os jogadores precisam ser reeducados, ou então a Riot deveria começar a pensar em medidas mais drásticas e urgentes, pra que possa impedir cada vez mais que esse tipo de jogador espalhe sua essência negativa no servidor em que joga.


Se você, assim como eu, também curte esse joguinho maroto, façamos nossa parte. Ao invés de xingar um jogador por ele ter comprado determinado item, explique pra ele as vantagens de seguir uma build com outra finalidade. Se seu aliado morreu, não tem problema, lembre-o de que o farm é muito mais importante do que as kills em si e ajude-o a se recuperar para que o seu time não entre nessa espiral caótica de ódio desenfreado. Juntos, podemos fazer uma comunidade de League of Legends muito melhor e mais proveitosa para todos.