Compre um jogo pro Xbox e leve o de PC. E vice versa
A lista com os primeiros jogos compatíveis com a nova iniciativa da Microsoft foi divulgada, contendo os principais games anunciados pela empresa durante a conferência da E3 e também alguns títulos que já estão no mercado. Veja a lista abaixo:
Crackdown 3
Gears of War 4
Forza Horizon 3
Sea of Thieves
Scalebound
Recore
Halo Wars 2
We Happy Few
Cuphead
State of Decay 2
Ark Survival Evolved
Killer Instinct
O Xbox Play Anywhere permite que o consumidor compre um jogo para o Xbox One e que ele seja compatível também no PC. O inverso também ocorre e se aplica para DLCs e passes de temporada.
No entanto, há algumas restrições: isto só se aplica para compras digitais, feitas na loja do Xbox ou do Windows. Códigos autorizados através de revendas também poderão ser utilizados. Os usuários poderão estar logados apenas em uma das cópias, ou seja, nada de comprar no Xbox One e emprestar a conta para seu amigo que jogar no PC e tentar tirr um contra em Killer Instinct. O progresso nos jogos será salvo no serviço de Cloud da Microsoft e poderá ser acessado de qualquer um dos aparelhos registrados com o game. As conquistas também são compartilhadas entre as plataformas. A ideia é que você possa escolher onde quer jogar, no console ou no computador com Windows 10.
Existem também algumas exceções com relação a títulos que estarão de forma exclusiva no console da Microsoft, como acontece com Dead Rising 4, que será um exclusivo temporário e chegará um ano depois para o PS4. Neste caso, o jogo não entra no Xbox Play Anywhere, nem se você queria jogar no Xbox e PC. Mesmo que Dead Rising seja exclusivo da loja da Microsoft por 90 dias, pois chegará ao Steam logo que esse período terminar.
Xbox One e PC compartilhando os mesmos jogos, como acontece com o PS4, PS3 e Vita em alguns casos.
A exceção também pode ocorrer com jogos de terceiros, como We Happy Few, que estará disponível no Xbox One, Windows Store e Steam logo no primeiro dia de lançamento, porém se o consumidor comprar o título para Xbox One, também levará a opção de Windows, mesmo existindo a versão Steam.
Alguns jogos poderão usufruir das funcionalidades do cross-plataforma, como a jogatina online de Killer Instinct que acontece no Xbox One e PC ao mesmo tempo com jogadores se enfrentando mesmo em plataformas diferentes.
Esta é uma boa opção, que apesar de enfraquecer estratégia da Microsoft no campo dos consoles, deixa o consumidor na vantagem em determinados casos. Porém, aparentemente isso vai depender muito das próprias produtoras, que podem ver nisso uma oportunidade de vender seus jogos com um agradinho para o jogador. O que é certo é que os jogos exclusivos do Xbox One passarão a fazer parte do pacote, deixando os jogadores de PC felizes da vida.
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.