

Caso você ainda não saiba, a Microsoft deixou de lado todas as suas estranhas e, no ponto de vista de muitos, absurdas políticas anti pirataria que pairavam sobre todos os anúncios do Xbox One. O jogador agora não precisa mais ficar on-line a todo momento e games usados irão rodar normalmente no console sem taxa adicional. E depois deste anúncio, muitos veículos dizem que o console já ultrapassou o PS4 nas pré vendas em questão de horas!
A Microsoft defendia que para poder aproveitar os recursos do novo console e principalmente para jogar, os gamers deveriam ficar on-line ao menos uma vez ao dia, e caso não o fizesse perderia acesso a toda sua biblioteca de games, até que finalmente se conectasse novamente a internet. Isto significava que se você não tem internet, não poderia ter um Xbox One.
Como mencionado acima, a Microsoft também inverteu a sua política no que diz respeito à revenda de jogo. A empresa planejava deixar a cargo das produtoras a responsabilidade de como lidar com a revenda dos games, mas nenhum grande detalhe foi dado. Apenas se sabia que as publishers poderiam restringir o uso de uma mesma licença em mais de um console, ou exigindo uma taxa para reutilização. Aí apareceu o Family Share e mesmo assim apenas era possível que um game fosse utilizado por uma pessoa de cada vez.
Mas agora tudo isso acabou. Você pode dar ou emprestar os seus jogos à quem quiser. Você pode estar on-line ou não, você decide. Você vai precisar de internet para a configuração inicial da máquina e, em seguida, você estará livre para fazer o que quiser.
Então, vamos pensar um pouco sobre tudo o que aconteceu?
Quando a Microsoft anunciou o Xbox One, ficou totalmente claro que se tratava de uma grande máquina, com muito poder e recursos, principalmente recursos extra games, focando no Skype, TV, na sua sala completamente. Tudo que se falou em relação ao que o console fazia (ou fará) só não caíram na graça do consumidor porque logo que a empresa mostrou tudo de bom, começou o papo dizendo que “você não pode compartilhar com seus amigos” e “você vai precisar estar com o console sempre online”. Então no Twitter muitas pessoas dizendo que não poderiam viajar levando seu Xbox One, e a Microsoft respondeu com um singelo “é por isso que o X360 ainda existe. Se não quer ficar on-line, compre ou mantenha seu X360”. Esta é facilmente a pior estratégia de marketing de todos os tempos direcionada para um novo console certo?
Então Sony anunciou o PS4, que até o momento se mostra uma máquina incrível, principalmente comparando as especificações de ambos os consoles. Sua maior publicidade foi sobre o quão ruim era a política em torno do Xbox One, e sobre toda a facilidade de compartilhamento dos jogos do PS4. Até fizeram um vídeo pra isso, que mesmo que você já tenha visto, é tão sensacional que vale mais um play.
Então agora a Microsoft do nada, “apertou um botão” e nada mais disso existe. Sobraram apenas coisas boas no Xbox One, e todo mundo quer um. Até a Gamestop (loja focada principalmente em games usados) que antes era totalmente contra a plataforma e suas políticas soltou a seguinte afirmação:
“Devido a alta demanda, a GameStop informa que não está mais aceitando reservas para o primeiro dia de vendas do Xbox One. No entanto novas reservas podem ser realizadas por nosso site www.gamestop.com.”
Vamos prestar atenção nisto: A Microsoft de repente levanta o véu, de baixo dele existe uma linda e brilhante nova política, onde tudo de ruim se foi e agora todo mundo ama e deseja um Xbox One. E todo o estoque esgotou em 8 horas após o anúncio. É isso mesmo que aconteceu?
Pode ter certeza que não. A Microsoft anunciou o console e todos os seus problemas, praticamente TUDO tinha a ver com o que os consumidores não queriam, ou seja, apenas os mais fanáticos conseguiam olhar para aquela política e dizer que a Microsoft tinha razão. Os jogadores questionavam a Microsoft no Twitter e nas redes sociais, e a empresa SEMPRE respondia negativamente a todos, apenas para criar uma incrível quantidade de má publicidade, e funcionou! Todo mundo está falando do Xbox One (veja o tamanho deste post sobre o console como exemplo). E quando todos voltavam seus focos para o PS4, a Microsoft tira tudo que há de ruim do Xbox One e pronto: a publicidade em torno do aparelho é de uma máquina que é puro ouro e que está com uma alta demanda, algo que a Sony já havia dito sobre o PS4.
vamos olhar mais um fato, que aconteceu no primeiro dia em que a GameStop começou a aceitar encomendas dos dois consoles, e o representante da GameStop disse:
“Nós recebemos um estoque de 16 Xbox Ones por loja, mas temos 60 Playstations 4 e ainda estamos encomendando mais”
Se apenas isso já não levanta uma suspeita, deixe-me continuar com essa teoria. Vamos dizer que a Microsoft comprou imediatamente todos os seus consoles, fazendo parecer que todos estão reagindo à notícia e, agora, de repente, esta é a máquina a ser comprada. Quando soube da notícia, até eu que já estava convencido a comprar um PS4 queria um Xbox One.
Aí você observa seus amigos falando bem do console, que vão comprar um, e você naturalmente não quer ficar pra trás e pensa em comprar um também, e seu amigo que não queria o console pensa da mesma forma agora, e assim vai, em toda a sua rede de amigos. Mas ao procurar o console para pré venda você não encontra. Você simplesmente aceita sua derrota? Claro que não, se você realmente foi convencido pela Microsoft e por seus amigos, você não vai sossegar até conseguir o seu. É genial!
Haviam apenas 16 Xbox Ones por loja para vender, mas o PS4 tinha 60 por loja para vender, o que é quase quatro vezes mais. E é claro que 60 PS4 não vão vender antes dos 16 Xbox Ones. É apenas uma questão de números e de lógica.
Então, eu lhe pergunto: estaria a Microsoft realmente ouvindo seus fãs e apenas corrigindo as falhas em sua máquina, ou na verdade, isto tudo é apenas uma demonstração de que a Microsoft está jogando e conseguiu criar um incrível marketing em torno de seu mais novo console? Você me diz! Deixe seus pensamentos nos comentários abaixo.