

O GeForce GTX VR Ready promete descomplicar a cabeça do consumidor que pretende preparar o seu computador para a invasão realidade virtual
Toda nova tecnologia, principalmente quando envolve games, precisa de computadores cada vez mais poderosos e é aí que se cria uma confusão enorme na cabeça do consumidor. Afinal, o que devemos comprar para preparar nossos computadores para a realidade virtual e a invasão de novos equipamentos como o Oculus Rift?
Pensando nisso, a Nvidia criou o selo GeForce GTX VR Ready e junto com fabricantes de desktop, notebooks e placas de vídeo, promete indicar para o consumidor que determinados equipamentos estarão aptos a trabalhar com a realidade virtual com bom desempenho, criando experiências imersivas, como a tecnologia promete há anos.
Oferecer uma grande experiência de RV exige uma potência de processamento de gráficos sete vezes maior do que a dos jogos e aplicativos 3D – oferecendo taxas de quadro acima de 90 quadros por segundo (fps) para duas imagens simultâneas (uma para cada olho).


“Para os clientes, lidar com uma tecnologia emergente, como a realidade virtual, pode ser assustador”, diz Jason Paul, gerente geral de tecnologias emergentes da NVIDIA. “Estamos trabalhando com parceiros de confiança, no mundo todo, para simplificar o processo de compra, com uma identificação GeForce GTX VR Ready que permitirá que os clientes identifiquem rapidamente os PCs ou placas de vídeo que são capazes de lidar com as demandas da RV.”
A Nvidia já conta com tecnologia específicas para realidade virtual, como é o caso da arquitetura gráfica Maxwell. Além de permitir rápidas taxas de quadros, ela inclui recursos únicos dessa tecnologia, como suporte para NVIDIA Multi-Res Shading, que aumenta o desempenho em 50% ao mesmo tempo em que mantém a qualidade da imagem e reduz a latência.
A investida da Nvidia pode criar uma tendência, com outros fabricantes fazendo seus próprios selos e indicando ao consumidor qual é a melhor escolha na hora de montar um novo equipamento. A Realidade Virtual ainda não é uma realidade, ainda é uma promessa, mas para julgar se é bom ou não é será necessário um bom equipamento. Com novas tecnologias gráficas chegando, especificamente para este fim, é muito bom contar com a diferenciação e indicação de quem entende do assunto.