

O lançamento japonês aconteceu em março do mesmo ano.
Hoje é um dia importante para a marca Playstation, com a conferência em Paris que promete trazer novidades para os fãs do PS4. No entanto, essa semana marca também os 15 anos e lançamento do Playstation 2, um dos consoles mais importantes da história dos videogames, o primeiro a alcançar a marca dos 100 milhões de unidades vendidas.
O console, que se tornou o favorito dentre a grande maioria dos fãs da marca Playstation, principalmente pela vasta seleção de títulos em sua biblioteca, bateu praticamente todos os records que poderia e alguns permanecem até hoje. O Playstation 2, para se ter uma ideia, ainda é o console mais vendido de todos os tempos!
No lançamento, o PS2 recebeu Ridge Racer, me lembro até hoje de ler uma reportagem em alguma revista época falando de como as folhas das árvores foram feitas uma a uma, algo inimaginável para a época. Armored Core 2, Dead or Alive 2: Hardcore, Tekken Tag Tournmanet e outros clássicos também marcaram o lançamento do videogame da Sony.
Depois do lançamento, mais jogos de grande qualidade foram lançados para ele, como Gran Turismo 3 e 4, God of War 1 e 2, GTA San Andreas, Final Fantasy X ao XII, Kingdom Hearts 1 e 2, Metal Gear 2 e 3, a série Xenosaga, Dark Cloud, Shadow of the Colossus e muitos outros.


Eu tenho o console em meu coração por diversos motivos. Foi uma das primeiras aquisições que fiz quando saí da casa dos meus pais e fui morar sozinho. Na época, eu era um PC Master Race, comprava placa de vídeo constantemente, mas os jogos de RPG que eu tanto amava continuavam nos consoles, além é claro, da série Metal Gear e dos jogos de futebol, que eram sempre mais fáceis de rodar nos consoles e na época do PS2, PES ainda era muito bom.
Se não me engano, como eu já tinha jogado Metal Gear Solid 2 no PC, Metal Gear Solid 3 foi o primeiro jogo que rodei no console. Imagina aquela abertura sensacional com a música Snake Eater rolando e os olhos brilhando deste jogador que vos escreve. Depois encontrei a franquia Kingdom Hearts e tive certeza que a magia da Square da época dos 32 bits continuava intacta, apenas havia mudado de lugar – de Final Fantasy para KH. E o que dizer do momento que encontrei o primeiro Colosso em Shadow of the Colossus?
O Playstation 2 marcou a época de ouro dos consoles, onde ainda a resolução, FPS e qualidade gráfica não importavam tanto quanto hoje. O negócio era jogar, se divertir e tudo isso ligado no cabo AV. Aos poucos o cabo progressivo passou a ser uma opção, mas mesmo assim o foco não era a parte técnica. Lindos tempos que pelo visto não voltam mais.
E você, que história tem pra contar envolvendo o Playstation 2?