Mais uma polêmica envolvendo a atual obra do estúdio
Pokémon é certamente uma das propriedades mais populares do século. E isso significa que pressão em torno da Game Freak é enorme sempre que desenvolve um novo game. No caso de Pokémon Sword & Shield, os mais recentes lançamentos e que estão sendo recebidos pelo público de maneira mista, as coisas ficaram ainda mais intensas devido à passagem para o Nintendo Switch.
O console híbrido da Nintendo é capaz de elevar Pokémon para um patamar simplesmente fora do alcance do Nintendo 3DS – e isso aumentou ainda mais as expectativas em torno dos jogos.
Detalhes da polêmica
Entretanto, diversas declarações dos produtores da Game Freak geraram descontentamento e fortes críticas ao longo dos últimos meses. Desde a polêmica em torno de uma National Pokédex incompleta aos visuais do jogo, a mais recente controvérsia instalou-se através do Twitter com a hastag #GameFreakLied.
A reutilização de assets e modelos das versões Nintendo 3DS ou apenas ligeiros refinamentos de algumas criaturas fizeram a Game Freak ser bastante criticada, alegando que contraria a explicação dada para a Pokédex incompleta: a necessidade de refazer os modelos e animações para a entrada no Nintendo Switch. Entretanto, isto poderá ser simplesmente o mais recente caso de problemas de tradução.
Avisou ou não avisou?
De acordo com o GaijinHunter, a Game Freak foi mal interpretada na sua explicação sobre os modelos dos Pokémon em Sword e Shield, especialmente porque no site oficial é listada essa reutilização dos modelos.
Em uma entrevista apresentada no site oficial da Game Freak, um funcionário da companhia, chamado Y.Y., descreve que parte do seu trabalho é refinar modelos previamente feitos.
“Sou um artista técnico e estou principalmente encarregado da expressão dos modelos na franquia de games Pokémon. Mais especificamente, trabalho no desenvolvimento dos shaders para o Nintendo Switch. Ou seja, decido as especificações dos modelos e métodos para refinar de forma eficiente modelos anteriormente criados.”
Essa entrevista contraria claramente os motivos que deram origem a #GameFreakLied; pois constata que a própria companhia declara de forma oficial que reutilizou modelos de jogos anteriores.
Apesar da confirmação oficial, isto certamente não evitará a sensação de enganação na mente de muitos jogadores. Mas parece que este é o mais recente caso de problemas na tradução.
Confira as postagens de alguns fãs indignados:
Pokémon Sword & Shield foi lançado eventualmente no dia 15 de novembro para Nintendo Switch.
Mas e vocês, o que acham de como a GameFreak anda lidando com as polêmicas do game? Não esqueçam de comentar.
Fonte: Eurogamer