

Esse final de geração não está tão abrilhantado como imaginei. O novo Final Fantasy XIII e o novo Castlevania, baseando-se em suas notas, não passam de medíocres. Isso não quer dizer que o jogo seja ruim, porém não agradou grande maioria da crítica e do público, entregando um jogo que está sendo considerado fraco, quando na verdade criou um hype de algo extraordinário, principalmente pelo fato de se jogar com Drácula pela primeira vez na série da Konami.
O problema é que um dos produtores do jogo, que preferiu não revelar sua identidade, botou a boca no trombone, disse que o período de desenvolvimento do game foi terrível e afirmou que o culpado pelo jogo não ser tão bom quanto deveria é totalmente de Enric Alvarez, diretor do estúdio responsável por Lords of Shadow 1 e 2. A informação vem da revista Meristation.
O produtor anônimo ainda soltou no ar a possibilidade da Konami apenas ter usado o nome de Kojima no primeiro jogo, dizendo que “ele chegou aqui, selou umas coisas, assinou alguns documentos, visitou o estúdio e só. Ele teve ainda menos participação em Mirrors of Fate“.
“Ninguém está surpreendido com as notas baixas que recebemos, a maioria da equipe sabe a porcaria que fizemos, que nada tem a ver com a qualidade e valores de produção do primeiro.”
“Se há alguém para culpar, esse alguém é Enric Álvarez. Ele é a pessoa que dirigiu o processo baseado nos seus critérios, ignorando os programadores, designers e artistas. Apesar da visão que a imprensa tem dele, comparando-o a David Cage ou Molyneux, ele tem sérios problemas. É mau e desde o sucesso de Lords of Shadows 1 que o seu ego cresceu ao ponto de ninguém ter sequer coragem para lhe dirigir um olá no corredor.” – Pesado hein…
O anônimo (que não é um dos nossos ouvintes e leitores, que comentam nossas notícias e podcasts) atacou também o estúdio, dizendo que toda a estrutura é arcaica, e que seus fundadores possuem “zero de habilidade para administrar um estúdio”. Disse também que partes do estúdio são tratados como gado, com salários ridículos e bullying diário.
Outro ponto importante, mas que sinceramente eu começo a não dar muito crédito, é que o funcionário disse que desde que terminaram Lords of Shadow 2, a Mercury Steam já mandou embora cerca de 35 funcionários, e esperam mandar ainda mais. Segundo ele, o futuro do estúdio está por um fio, já que a Konami ficou extremamente irritada com os resultados e críticas que o jogo vem recebendo. “As expectativas para nosso futuro são más“, disse ele.
“Há tanta paixão e talento aqui, mais do que alguma vez vi em qualquer lugar, mas está completamente reprimido. Espero sinceramente que quem ler isto, compreenda o que estamos vivendo aqui. Alguém tinha que falar, antes que fique esquecido após o lançamento do jogo”, concluiu o anônimo da Mercury Steam.
Antes de mais nada, imagino que se a pessoa gostaria mesmo de ganhar algum respeito, que fizesse mostrando a cara, dizendo “Olha, eu sou tal pessoa e estou vivendo tal coisa em tal estúdio, por causa do jogo que lançamos a pouco tempo e não tem determinada qualidade por tal motivo”. A sujeito está se escondendo, e confiar em palavras que não possuem dono é complicado. Fato é que Castlevania Lords of Shadow 2, que jogamos versão demo no ano passado e gostamos bastante do que vimos, pode não ser o jogo que todos esperávamos, mas não há dúvida que merece sua atenção. Está fechando uma trilogia que se iniciou nessa geração, com 2 grandes jogos e este terceiro mesmo que não seja perfeito, ao menos deve entreter.
Mas vamos ficar de olho no que Dave Cox, também produtor do estúdio e o que a própria Konami vão dizer. A “merda” foi jogada no ventilador, resta saber se ela é de verdade ou de mentira. Eu ainda tenho minhas dúvidas, e você? E se você já jogou Castlevania Lords of Shadow 2 não fique com vergonha de comentar e converse conosco abaixo!