Site da Ubisoft confirma que PlayStation 5 não terá retrocompatibilidade com PS1, S2, P3
[Atualização – 31 de agosto de 2020, 21h57] A Ubisoft removeu as linhas de texto que mencionavam que o PS5 não terá retrocompatibilidade com o PS1, PS2 e PS3.
[Notícia original]
Desde a revelação do PS5, existem muitas perguntas sem respostas. E não é novidade que a Sony vem liberando informações de forma bem tímida. Fazendo com que os fãs da marca procurem por qualquer pista que dê mais indícios sobre o console.
E agora, de acordo com uma página no site da Ubisoft, fica aparente que não existem planos para a tão almejada retrocompatibilidade. A página também ressalta que cada publicadora e desenvolvedora está trabalhando de sua maneira quanto a transição do PlayStation 4 para o PlayStation 5.
No entanto, no que diz respeito aos jogos da própria Ubisoft, os players do console da geração atual poderão jogar com os jogadores que já possuírem um console da nova geração. Isso certamente já era esperado visto que a empresa já revelou que títulos como Assassin’s Creed Valhalla e Watch Dogs: Legion irão funcionar desta maneira.
A Sony inclusive já havia comentado algo a respeito sobre o fator retrocompatibilidade:
“Uma rápida atualização sobre retrocompatibilidade com versões anteriores – Dedicaremos esforços significativos para permitir que os nossos fãs consigam jogar os seus títulos favoritos no PS5. Por isso, acreditamos que grande maioria dos mais de 4.000 títulos da PS4 serão jogáveis no console.
[…] Tudo, graças ao hardware do PlayStation 5, e por fim se beneficiando dos FPS (quadros por segundos) mais altos ou pelo menos mais estáveis, bem como resoluções mais altas. Contudo, atualmente, ainda estamos avaliar os jogos título a título para localizar quaisquer problemas que precisem de ajustes dos desenvolvimentos originais”
Todavia, o comentário não deixa claro o que esperar quanto ao novo console rodar outros jogos que sejam diferentes da geração atual. Mas, a informação disponibilizada no site da Ubisoft, pode dar mais um indício que a empresa não tem planos para permitir que os jogos mais antigos rodem no console da nova geração.
Fonte: Gamestop
Confira mais sobre o assunto;