

Líder de vendas na atual geração, o PS4 vem amargando uma queda brusca em seus números, apesar do bom desempenho do Playstation VR desde que foi lançado na metade do mês de outubro. Kenichiro Yoshida, Atsuko Murakami e Kazuhiko Takeda, responsáveis pelo departamento financeiro e corporativo da empresa, falaram sobre os atuais números e alguma previsões sobre as vendas dos produtos Playstation no futuro.
Segundo Yoshida, o grande motivo para a queda nas vendas do PS4 é o fato dos jogadores estarem a espera do novo modelo, o Playstation 4 Pro, que chegará ao mundo no dia 10 de Novembro. Yoshida se mostrou bastante empolgado com o que o PS4 Pro poderá trazer para a Sony Playstation em termos financeiros e também disse que as vendas do Playstation VR estão dentro do esperado.
“No dia 15 de Setembro, foi lançado o PS4 Slim e o PS4 Pro será lançado em Novembro. As pessoas deixaram de comprar o modelo antigo, estão à espera dos novos modelos. Com o lançamento do PS4 Slim, as vendas correram como esperado, portanto, com este novo PS4 e o PS4 Pro, as vendas deste ano, incluídas na nossa previsão, são de 20 milhões, e não vamos mudar isso.”
Apesar de dizer que o Playstation VR vendeu bem, a Sony ainda não sabe informar a quantidade real de aparelhos que saíram das lojas. Porém, há uma grande confiança na empresa de que o Playstation VR vai seguir o sucesso do PS4, tanto que tiveram que aumentar o número de unidades produzidas após a ótima reação do público.
“Lançamos o PSVR no dia 13 de Outubro na América do Norte, Europa, Japão e Ásia…em todas as regiões tivemos boas vendas e algumas lojas ficaram com o estoque muito reduzido. Os clientes nos deram um retorno muito favorável. Ainda não apresentamos quaisquer números ou resultados de vendas.”


A Sony prevê expandir o Playstation VR para mídias que vão além dos games, que o produto será abraçado por todas as divisões da empresa. Assim, a empresa japonesa pretende levar seu capacete de realidade virtual para um público diferente dos que se vê nos games, o que pode aumentar ainda mais a base instalada que o aparelho poderá possuir no futuro e, por consequência, poderemos ver pessoas comprando um PS4 sem a intenção de jogar games, mas de aproveitar uma central multimídia, já que o PSVR não funciona sozinho.
Outro dado interessante revelado por Atsuko Murakami indica que as vendas dos jogos continuam muito fortes no PS4, principalmente a receita que a Sony vem levantando com a venda de jogos digitais através da PSN, que segundo ele, continuam “fortes e poderosas.”
O motivo dado pela Sony faz sentido, já que o PS4 Pro não virá num preço muito diferente do que está sendo aplicado no PS4 e o videogame rodará todos os jogos do PS4 atual, assim como o inverso também vai ocorrer. Não se trata de uma nova geração, mas algo inédito no mundo dos games com uma expansão completa de um aparelho que mantém a mesma base de outro que já está no mercado, quase que um upgrade, se não fosse a necessidade de comprar um novo videogame do zero.
O que os analistas da Sony esqueceram de mencionar foi o aumento nas vendas do Xbox One, que com o lançamento do Xbox One S, o modelo Slim do console da Microsoft, conseguiu chamar a atenção de novos jogadores. São dois fatores que levarão a Sony a trabalhar para manter a ponta nas vendas, algo que ela vem liderando desde o começo da geração.