

Desde muitos anos atrás, fãs têm demonstrado o seu apreço por franquias criando jogos baseados em personagens e jogos pelos quais possuem um carinho especial. Infelizmente, muitos desses projetos, em uma grande parcela das vezes, acaba sendo cancelado por uso indevido de direitos de imagem de produtos já registrados. A Nintendo segue uma filosofia de proteção a seus personagens muito forte, mas a sua rival dos anos 90 pensa diferente.
Em um vídeo de gameplay de Green Hill Paradise Act 2, um game produzido por fãs lançado recentemente, gravado pelo canal de YouTube Game Grump, a Sega publicou um comentário que muitos jamais imaginariam. A conta oficial da empresa diz para os amantes de Sonic continuarem a fazer grandes coisas.


Recentemente, um remake do clássico Metroid II: The Return of Samus lançado para o Game Boy foi enfim lançado após 8 anos de produção sob um novo título: Another Metroid 2 Remake. Após pouco tempo no ar, o jogo foi removido da internet devido a uma ordem judicial da Nintendo.
Um outro caso similar ocorreu há algumas semanas atrás, quando o game Pokémon Uranium foi lançado após 9 anos de produção. O jogo produzido por fãs não se tratava apenas de mais um título da franquia modificado, mas de um jogo totalmente novo, incluindo um novo tipo de Pokémon e uma nova história, além de mais 100 monstrinhos inéditos. O pedido de remoção da Nintendo também chegou aos criadores deste longo projeto.
É de total compreensão a companhia japonesa possuir sua filosofia quanto ao modelo de direitos autorais que segue, porém, é curioso ver a posição da Sega em relação a criações como esta. Anteriormente, a empresa responsável pelo ouriço azul contratou Christian Whitehead, um fã de longa data da franquia, para trabalhar em Sonic Mania, próximo jogo da série que traz a jogabilidade clássica dos títulos lançados para o Mega Drive.
Green Hill Paradise Act 2 está disponível para PC e você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui.