

Em uma entrevista ao site 4Gamer o diretor de Final Fantasy XV, Hajime Tabata, esclareceu alguns dos motivos que levaram à longa duração de desenvolvimento do tão aguardado décimo quinto jogo da série, pelo menos na cronologia principal da franquia.
De acordo com Tabata, houve um feedback muito negativo para Final Fantasy XV, como, por exemplo, as pessoas não estavam contentes com a escolha dos personagens. O diretor menciona na entrevista a “FF byou“, que pode ser traduzida como “doença Final Fantasy“, que, para ele, era um mal que atingia as pessoas envolvidas com o projeto que não conseguiam imaginar o jogo em outra visão que não fosse a sua.
Segundo Tabata, essa doença não afligia somente pessoas ligadas ao desenvolvimento do jogo, mas pessoas de fora, que tinham em mente como Final Fantasy deveria ser, o que se tornou, entre outros fatores. Isso foi um dos motivos da lentidão da produção próximo game da série.
Em 2012, Hajime Tabata tomou o controle do projeto e após uma grande reestruturação começou a avançar de forma direta. A estrada que o diretor tomou foi a de modernizar a franquia, o que custou uma discussão generalizada entre os fãs, mas de acordo com ele, se essa atitude não tivesse sido tomada a série poderia ter encontrado seu término. “Neste ponto, se nós não modernizássemos a série, penso que ela teria acabado,” explicou ele.
Chamado inicialmente de Final Fantasy Versus XIII, Final Fantasy XV completou 10 anos de produção e será lançado em 30 de setembro para Xbox One e PlayStation 4.