

Em 2012 foi lançado o documentário Indie Game: The Movie, que acompanha o desenvolvimento de títulos produzidos de forma independente como Braid, Super Meat Boy e FEZ. No entanto, a obra sofreu fortes críticas de parcela do público por abordar jogos que tiveram grande sucesso comercial, deixando de lado as dezenas de obras menores completamente esquecidas pelo público.
Contudo o recente Surviving Indie mostra não só aqueles que tiveram êxito em sua jornada em desenvolver jogos, mas os que estão ainda percorrendo todo o percurso necessário para, enfim, ultrapassar a chegada. Segundo sua descrição, o documentário contempla múltiplos graus de sucesso e fracasso, apresentando uma expansiva visão do espaço da produção de videogames.
Entretanto, o documentário não exibe desenvolvedores que deixaram por completo a indústria por uma falha em suas obras. Portanto, são criadores que reconhecem as dificuldades presentes no processo de construir um jogo, as quais podem ser emocionais, financeiras ou técnicas, e que foram responsáveis por fazer com que cogitassem desistir de seus projetos.
Quanto aqueles que já produziram e lançaram títulos, é possível ver desenvolvedores como Rami Ismail, de Ridiculous Fishing, Kellee Santiago, de Journey, e Jay Tholen, de Dropsy. Além disso está presente também no documentário Rebecca Bair, da Twin Otter Studios, que está produzindo o financiado coletivamente através do Kickstarter Arcadian Atlas, um RPG tático com influências de Final Fantasy Tactics, exibindo uma perspectiva interna os obstáculos para se desenvolver.
A produção conta também com participação Ryan Zehm — que participou da criação –, fundador da Nurface Games, e Tyler Coleman, diretor criativo e fundador da Retora Games, assim como a presença do próprio diretor do documentário, Richard James Cook, responsável por outras criações do gênero no passado.
Você pode comprar Surviving Indie através do Steam por 12 reais, ou alugá-lo por 4 reais e trinca centavos. Para mais detalhes sobre ele, acesse seu site oficial.