Informações parecem corroborar que hackers foram os responsáveis pelos vazamentos.
Depois de serem pegas de surpresa por um vazamento que pode ter causado um dano considerável a The Last of Us 2, Sony e Naughty Dog continuam a investigar o ocorrido. E de acordo com novas informações, o vazamento não teria sido originado de um funcionário insatisfeito, mas de terceiros, sem ligações com a empresa ou a desenvolvedora.
[ A notícia não contém spoilers ]
Agora, Jason Schreier em seu perfil no Twitter, revelou novas informações sobre o caso que estremeceu a gigante japonesa e deixou em alerta outras desenvolvedoras.
OK: After talking to two people with direct knowledge of how TLOU2 leaked as well as some Naughty Dog employees, I have a good idea of what happened. Short version: hackers found a security vulnerability in a patch for an older ND game and used it to get access to ND’s servers.
— Jason Schreier (@jasonschreier) 3 de maio de 2020
“Ok: Depois de conversar com duas pessoas com acesso direto a forma como TLOU2 vazou, assim como com funcionários da Naughty Dog, eu tenho uma ideia do que aconteceu. Resumo: hackers encontraram uma brecha de segurança em um jogo mais antigo e usaram a falha para acessar os servidores da Naughty Dog.”
Segundo o usuário PixelButts, um grupo de hackers teria descoberto em janeiro uma maneira de acessar os servidores da Naughty Dog. A princípio teriam utilizando o código de jogos mais antigos (Uncharted e The Last of Us) da desenvolvedora. Por sua vez, para acessarem os servidores da Naughty Dog hospedados na Amazon, usaram um Kit de desenvolvimento.
O vazamento teria acontecido em Janeiro
O roubo do material relacionado ao jogo teria ocorrido entre Janeiro e Março. O tamanho aproximado de material coletado, seria algo em torno de 1TB em informações. E ainda de acordo com o usuário PixelButts, este teria alertado a Naughty Dog sobre a falha de segurança no mês de Fevereiro.
This vulnerability was discovered recently and some hackers took full advantage of it, saving TLOU1, UC3, and other dev stuff.
— PixelButts (@PixelButts) 3 de maio de 2020
At the time, it was disclosed to me around early February, and was very early on so ~January 2020 it was discovered
Entretanto, tal falha só foi corrigida de fato após os hackers terem agido e o material ser vazado na internet.
Outra coisa que ele também cita em seus tweets, é que não foi o mesmo grupo que coletou os dados à vazar posteriormente na internet o material.
Com estas novas revelações, alguns pontos já começam a ser esclarecidos, mas ainda é cedo para conclusões. Ainda mais que a Sony continua a investigar internamente o caso e provavelmente vai descobrir os verdadeiros culpados em breve.
The Last of Us Parte 2 chegará no dia 19 de junho para o PlayStation 4.
Por fim, não deixe de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias – Facebook, Twitter, Instagram.
Fonte: JoyFreak