Se você acha que os problemas de invasão estão centralizados somente na Live e PSN, pense novamente. Esse tipo de ataque não é algo exclusivo da Sony ou Microsoft, como podemos ver abaixo.
O Twitch anunciou agora pouco que identificou um “acesso não autorizado” na conta de alguns usuários do serviço. Informações e dados pessoais podem ter sido descobertos e por essa razão algumas medidas deverão ser tomadas.
Logo que perceberam o possível e ainda não confirmado ataque, o Twitch expirou todas as senhas de usuários, stream Keys e ainda derrubou todas as contas conectadas ao serviço, a fim de com isso, derrubar o meliante cracker que possivelmente estaria invadindo o serviço.
Qualquer pessoa que tentar logar no serviço receberá o aviso mandatório de mudança de senha. O blog do Twitch também recomendou que os usuários mudem suas senhas em outros sites em que eles utilizam a mesma senha que antes estava cadastrada no serviço de stream, que hoje pertence à Amazon.
O comunicado não revelou se informações como cartões de crédito foram comprometidos, mas avisa que os usuários afetados pela invasão serão procurados para novos detalhes. A ação com com certeza tem como finalidade proteger aqueles que podem ter sido vítimas do ataque.
Segurança da informação é coisa séria e difícil de se manter, pois os crackers – e não hackers como a maioria diz, são tão inteligentes quanto quem tenta proteger determinados serviços. Medidas rápidas precisam ser tomadas para proteger os dados dos usuários (e porque não, clientes) e a atitude do Twitch foi perfeita até agora. Veremos como isso afetará o serviço nos próximos dias.