A Universidade Robert Morris (RMU) em Chicago, Illinois, anunciou que vai recrutar jogadores de League of Legends para a sua primeira equipe de e-sports, no início do mês. De acordo com a Riot Games, a RMU se tornará a primeira Universidade a oferecer um time competitivo de alto nível, e vai conceder uma bolsa de estudos para jogadores “de até 50 porcento para as despesas de ensino e 50 porcento de despesas de estadia e comida“.
A RMU está no processo de recrutamento para se juntar ao Collegiate Star League (CSL) no próximo trimestre, começando em Setembro. O CSL consiste em um time de 103 instituições educacionais, incluindo o estado do Arizona, George Washington e Harvard, embora a Robert Morris seja a única, até então, a oferecer bolsa de estudos para competição. A equipe da RMU é composta por um grupo de jogadores principal e dois times para treinos.
Os Estados Unidos possuem uma visão de mercado estratégica extremamente ousada e interessante. Alguns podem dizer que o interesse dessa Universidade seja apenas financeiro – pode até ser – mas dinheiro faz parte da brincadeira, não? O que temos que refletir é como isso pode gerar oportunidade para jovens que querem seguir na carreira e-sports, e não precisar frequentar escolas de medicina, ou advocacia. É sabido que hoje o mercado de games movimenta mais din-din do que até mesmo a indústria cinematográfica, portanto é um campo que vale a pena apostar, e de acordo com o crescimento dessa categoria nos últimos meses, acredito que essa será a primeira de muitas a fazer isso.
Enfim, eu acho que esse é o começo de algo extremamente importante para nós gamers, e você o que acha? Comente!