

Com a notícia de que a HBO vai produzir uma série baseada no universo de Watchmen e que Damon Lindelof poderá estar a frente do projeto, o grupo de heróis diferentes da DC retornou aos holofotes, o que também traz algumas questões antigas a tona, afinal essa nova série será a primeira investida na franquia Watchmen após o filme dirigido por Zack Snyder, lançado em 2009.
Apesar do filme ter dividido os fãs e a crítica por conta de sua qualidade (eu realmente gostei do filme), é fato que o longa conseguiu sucesso comercial arrecadando U$ 185 milhões em todo mundo. Com o sucesso, era esperado que uma sequência pudesse sair do papel, o que acabou nunca acontecendo – apesar de o filme ter passado por toda a história que há no quadrinho principal de Watchmen.
Com 8 anos sem nem ter uma sequência cogitada, já podemos dar por certo que Watchmen 2 nunca sairá do papel. No entanto, os motivos nunca foram muito claros, até que o ator Jackie Earle Haley, que interpretou Rorschach deu uma declaração nesta semana, dizendo:
“Eu gostaria muito que eles pudessem ter continuado. Sabe, eu acho que eles provavelmente poderiam ter avançado e feito mais filmes com Watchmen, diferentes versões da história, já que fez tanto sucesso que eles poderiam ter voltado no tempo e feito algo com isso. Mas eu acho que o que realmente segurou a produção do segundo filme foi o fato de ter havido problemas de direitos entre a Warner e a Paramount.”
O problema de direitos que Haley cita na entrevista está ligado aos direitos autorais das histórias de Alan Moore e Dave Gibbons na história original da HQ. A Paramount tinha os direitos da franquia, mas após anos sem produzir nada relacionado a Watchmen, a empresa colocou a franquia nas mãos da Warner para distribuição do filme que foi lançado em 2009, o que culminou em um acordo entre as duas empresas. A Paramount cuidou da distribuição internacional, enquanto que a Warner cuidou da distribuição nos cinemas americanos. O acordo aparentemente não correu tão bem quanto esperavam, tanto que o ator declarou em uma frase como a Paramount pode ter sido descuidada com o processo de produção do longa:
O artigo continua abaixo
“Cara, foi como se a Paramount tivesse esperado até Watchmen ficar tipo grávido. Nós estávamos no final da produção do filme quando a Paramount chegou e disse: ‘Ah, e a propósito'”.
Neste momento, já com as coisas muito bem encaminhadas, o acordo pode ter mudado, o que não deve ter sido positivo para nenhuma das empresas. Todo o problema com os direitos autorais pode ter sido o grande motivo de até hoje, quase 10 anos depois, nada ter sido mais realizado com a franquia Watchmen.
Até o momento, a informação que temos é que a HBO entrou em pré-produção com a série Watchmen, mas nenhum detalhe concreto foi divulgado.