Produtor de Unto the End esclarece detalhes sobre o acordo comercial referente ao Xbox Game Pass
Não há como negar que o Xbox Game Pass se tornou o serviço mais proveitoso para os jogadores atualmente. Com uma lista invejável de títulos – que aumenta cada vez mais – é possível os donos do Xbox One e PC’s usufruírem várias experiências de grande porte. Tudo isso por meio de uma mera assinatura que, no Brasil, volta e meia pode ser encontrada por R$1,00.
No entanto, há quem diga que tal serviço traz malefícios para os produtores, inclusive incitando prejuízo comercial por aderir ao catálogo do Game Pass.
Durante o recente episódio do podcast The Duel Screens, Stephen Danton – um dos responsáveis pela 2 Ton Studios – comentou sobre a forma como a Microsoft lida com seu acordo comercial. Neste caso, o produtor de Unto the End trouxe algumas informações interessantes sobre o aspecto de inclusão de um título no Xbox Game Pass.
“Nos termos mais simples, para nós particularmente – não sei quais são os outros acordos – eles [a Microsoft] oferecem uma quantia em dinheiro no lançamento, o que acho que está compensando ou antecipando o que você venderia caso estivesse em uma loja. Para nós, não há bônus ou royalties por horas de jogo ou quantas pessoas temos lá
Para nós, é um pedaço de dinheiro quando entregamos o jogo a eles no primeiro dia. Somos exclusivos [do Xbox Game Pass] por seis meses, então isso significa para nós que não poderíamos ter o jogo no Apple Arcade por esse período. Pode estar no Steam e na Sony e coisas desse tipo, como um item comprado normalmente, físico ou digital, mas não qualquer outro serviço baseado em assinatura/ streaming.“
Entendendo o Xbox Game Pass na prática


Em suma, a Microsoft arca com o que seria o lucro de um jogo durante um período pré-determinado. Desta forma, os produtores garantem ao menos uma boa margem de lucratividade que independe das vendas totais.
Danton segue seus comentários e ressalta que o serviço – assim como a Netflix – é uma ótima oportunidade para colocar em evidência diversos produtores.
Sendo assim, cai por terra a noção errônea de que o Xbox Game Pass significa prejuízo para os estúdios e desenvolvedores. Muito pelo contrário, além de permitir que o projeto seja proliferado para uma escala maior do público, também auxilia o próprio custo de produção e outros aspectos peculiares de cada acordo.
Por fim, também devemos ressaltar que o caso de Danton não se aplica a todos os acordos realizados pela Microsoft. Como ele mesmo diz, essa foi a condição definida em sua relação, mas tudo pode mudar segundo fatores internos e externos.
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Fonte: True Achievements