Playstation Productions: Sony anuncia estúdio de cinema para adaptar seus games em filmes

Compartilhe

Playstation Productions nasceu espelhado na Marvel

Há anos os grandes games Playstation são aguardados no cinema. Uncharted é um dos jogos que vira e mexe aparece em meio a rumores sobre estúdios e diretores que irão adaptar o título nas telonas. E este sempre pareceu ser um dos problemas da Sony: qual estúdio escolher para criar estas adaptações. Parece que este problema acabou. A Sony acaba de anunciar o estúdio Playstation Productions, que tem como objetivo explorar todo o catálogo de games da Sony em filmes e séries de TV.

A nova empresa será liderada por Asad Qizilbash, com supervisão de Shawn Layden, o chefe da Sony Interactive Entertainment. O novo estúdio já trabalha nos primeiros projetos.

- PUBLICIDADE -

Layden falou com o Hollywood Reporter explicando a nova empreitada da Sony:

“Nós temos 25 anos de experiência no desenvolvimento de games e nós criamos 25 anos de grandes games, franquias e histórias. Assim, nós sentimos que é um bom momento de olhar para outras oportunidades de mídia através do streaming, filmes ou televisão. Então poderemos dar vida aos nossos mundos de outra perspectiva. “

Por outro lado, Qizilbash dá outro ponto de vista, que se assemelha bastante ao que a Marvel fez no cinema.

“Ao invés de licenciar nossas propriedades para outros estúdios, sentimos que a melhor abordagem era nós mesmos adaptarmos e produzirmos por nossa conta. Sobretudo por sermos mais familiares com o conteúdo, mas também por sabermos o que a comunidade Playstation ama. “

Embora a estratégia da Sony se pareça com a de outras empresas de games, como a Ubisoft e Activision, há um fator determinante que pode fazer o novo estúdio ter grande sucesso. Trata-se da experiência da Sony Studios no cinema. Assim, a grande irmã da Playstation vai ajudar a distribuir as produções. Mas produzir os projetos ficará a cargo da nova divisão, sem a necessidade de emprestar as marcas para outros estúdios, como fez a Marvel com a Fox no passado, quando o mundo dos heróis no cinema começou com os X-Men, mas sem as mãos dos estúdios da Marvel como conhecemos hoje.

- PUBLICIDADE -

Colhendo experiências para o Playstation Productions

Playstation Productions

Para conseguir sucesso com o Playstation Productions, a Sony disse ter conversado com grandes diretores e produtores. Entre eles Lorenzo di Bonaventura e Kevin Feige – chefe da Marvel. Assim foi possível entender a indústria do cinema, segundo Aizilbash. Contudo, Layden diz que o grande motivador foi a Marvel.

“Nós vimos o que a Marvel fez, pegando o mundo dos quadrinhos e fazendo estes grandes projetos no mundo dos filmes. Logo, seria um grande objetivo dizer que estamos seguindo seus passos. Mas certamente estamos tirando inspiração disso. “

Layden ainda disse que o momento não poderia ser melhor. Há 20 anos atrás seria difícil vender a ideia de se adaptar um game para o cinema. Contudo, hoje em dia, muitos dos grandes diretores também são gamers. Veja o que ele disse:

“Você consegue ver isso nas adaptações antigas, onde os roteiristas, diretores e produtores não entendiam nada do mundo dos games. Assim, o grande desafio é: como você pega 80 horas de gameplay e insere em um filme? A resposta é: você não faz isso. Entretanto, o que você faz é tornar aquela experiência possível especificamente para a audiência de filmes. Certamente você não pode tentar recontar o game todo em um filme. “

A Sony espera que com o novo estúdio, possa levar mais conteúdo de seus games para os fãs mais rapidamente. Assim, o jogador não precisará esperar 3 ou 4 anos para rever seus queridos personagens. Além disso a empresa aposta no grande catálogo de games que tem em suas mãos. Sobre focar em cinema ou televisão, tudo vai depender do título envolvido. Então o tipo de história é que vai determinar o formato da produção. Desta forma, a Sony espera levar propriedades intelectuais para produções que realmente façam jus a sua história.

Mas quando poderemos ver tudo isso acontecendo?

Embora tenha já algo em desenvolvimento, o objetivo da Sony não é acelerar as coisas. Segundo Layden, não haverá uma meta de quantos filmes ou séries deverão ser lançados por ano. A ideia é fazer o estúdio crescer do jeito certo e com paciência. Mas certamente o grande objetivo é ter controle sobre como a produção irá se desenvolver, tendo a própria Playstation como a grande detentora das escolhas importantes, como diretores, atores, roteiristas e mais.

Sem dúvida alguma o passo dado pela Sony é de suma importância. O exemplo da Marvel é o melhor possível, ainda que exista muito trabalho pela frente. Pode até ser que com isso, acabemos vendo diretores de games migrando para o cinema. Hideo Kojima, formado em cinema, poderia ser um deles. E quem sabe Cory Barlog, ao adaptar God of War? Certamente podemos ver um grande futuro para a nova divisão da empresa daqui para frente.

E então, o que achou de tudo isso? Comente!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”