The King of Fighters XV traz nostalgia, evolução e uma história preguiçosa | Análise

king of fighters 15

Compartilhe

The King of Fighters XV é tudo isso mesmo?

Ainda que nos últimos anos a gente tenha presenciado o nascimento de grandes jogos de luta, como Guilty Gear: Strive e Mortal Kombat 11, uma franquia fazia falta: The King of Fighters. Embora a saga já tivesse voltado com o XIV, não agradou os fãs. Assim, King of Fighters XV já nasceu com um grande fardo: arrumar os problemas do seu antecessor e reconquistar os clássicos jogadores.

Desde então, a SNK vem fazendo um marketing agressivo, com trailers e grandes revelações. Praticamente a empresa esteve presente em todos os eventos de games, sempre com alguma nova informação. Contudo, foi com o beta de King of Fighters XV lançado no final do ano passado que entendemos que a franquia poderia realmente estar de volta. Então agora, com o jogo final em mãos há dias, podemos contar tudo para vocês! Afinal, o jogo é tudo isso mesmo?

The King of Fighters XV tem muitos personagens, para todos os gostos
- PUBLICIDADE -

King of Fighters XV

Se há algo que não podemos reclamar em The King of Fighters XV é a quantidade de personagens. KOF XV traz um total de 39 lutadores totalmente selecionáveis logo de cara. Assim, temos 13 trios. Vale lembrar que nesta franquia sempre escolhemos uma combinação de 3 personagens para formar um time.

Todos os lutadores são muito divertidos de se jogar e possuem alguns movimentos globais que ajudam ao jogador a tentar se aprofundar em suas mecânicas únicas. No entanto, é nos clássicos personagens que os jogadores antigos vão se encontrar – ainda que alguns lutadores importantes não estejam no jogo, como o Kim.

- PUBLICIDADE -

Contudo, a SNK já anunciou uma leva de DLCs, que vai aumentar a quantidade de lutadores de The King of Fighters XV para ao menos 52 personagens. Se levarmos em conta a quantidade de lutadores que outros jogos novos possuem, KOF XV traz uma ótima e recheada seleção.

Gráfico, cenários e som

the king of fighters xv

Embora se pareça bastante com seu antecessor, The King of Fighters XV tem um belo visual. Não chega a brilhar os olhos como os games da Arc System Works (Guilty Gear, GranBlue), mas agrada bastante. Os personagens são bem construídos visualmente e possuem uma boa variedade de cores. 

Os efeitos de impacto dos golpes são interessantes, sendo fácil perceber pela cor a potência de cada golpe. Some isso aos cenários coloridos, nostálgicos e cheios de referências e você terá todo jogador de KOF sorrindo à toa. Porém, uma coisa é certa: a SNK poderia ter lançado mais cenários logo de cara.

A trilha sonora é uma mistura de KOF XIV, misturado com os jogos clássicos e The King of Fighters XV – ou seja, não tem como dar errado. Já no que diz respeito às vozes dos personagens, a SNK contratou bons atores, uma vez que muitos não são as vozes originais de personagens bem queridos. Apesar disso, vemos semelhanças parecidas com as originais.

É no gameplay que The King of Fighters XV brilha, mas com ressalvas

the king of fighters xv

Mesmo que tentasse resgatar algumas fórmulas do passado, KOF XIV falhava em trazer um bom feeling de um The King of Fighters. Mas o mesmo não ocorre com KOF XV. O novo jogo traz um gameplay apurado, responsivo, ágil e com novidades. Ou seja, quem gostava da franquia antes, vai se sentir em casa em The King of Fighters XV. Já quem não conhece ou quer novidades, poderá encontrar nas novas mecânicas um jogo que pode ser bem profundo.

De fato, há muitas novidades, começando pelo sistema de Guard Cancel, que possui boas variações e meios de se sair de uma pressão adversária no canto da tela ou até mesmo no meio. No entanto, existe também o Shatter Strike, que pode ser usado na defesa ou no ataque, que abre chances de grandes viradas ou grandes combos. 

Porém, o balanceamento ainda é uma falha em The King of Fighters XV mesmo após a beta. Existem muitos golpes e combinações que tiram muita energia. Assim, fica a sensação de que ainda faltam algumas arestas para que a SNK ajuste no game, por mais que neste aspecto de gameplay tudo esteja funcionando muito bem.

Facilidades que tiram um pouco da diversão em The King of Fighters XV

King of Fighters XV

Quem acompanha nossas lives e nossos vídeos sabe que eu não curto muito a ideia de facilitar demais mecânicas de games de luta. Há uma barreira entre o simples e o simples demais.  Existem pontos importantes que exigem atenção dos criadores deste gênero de games que foram se moldando com o passar dos anos. Mas o nascimento do Rush Combo eu não vejo como positivo.

The King of Fighters XV traz de volta essa mecânica de seu antecessor e gera com isso grandes combos com apenas o apertar de um botão. O problema é que este tipo de golpe tira muito mais energia do que deveria, tornando-se uma muleta. Não é algo que vai incentivar o jogador a aprender algo melhor, já que tira muita energia.

Desta forma, é complicado dizer que todo o gameplay de The King of Fighters XV é perfeito. É frustrante você tentar executar um combo legal, dropar e tomar um Rush Combo tirando quase metade da vida. Contudo, no geral, KOF XV é um verdadeiro KOF no que diz respeito à jogabilidade. É satisfatório demais ver que temos de volta esse grande estilo de jogo que a SNK fez no passado. 

A história de The King of Fighters XV é… preguiçosa.

King of Fighters XV

Não há outra maneira de se definir a história do game. Infelizmente, a SNK errou a mão e perdeu uma grande chance de trazer de volta nomes que, com certeza, fariam grande sucesso em KOF XV. Embora no XIV tenhamos visto o nascimento de alguns bons personagens que fizeram ligação com o vilão Verse, aqui tudo indicava que a SNK iria mudar, resgatar ou reviver uma boa parte da história de KOF. No entanto, o resultado final é algo genérico, sem expressão e sem carisma. 

Mesmo assim, o chefe final tem um design muito interessante (e até medonho). Há uma ressalva, porém: só não é empolgante ou nostálgico como parecia que seria. Pelo visto, se tivermos algo neste sentido, será um DLC sem ligação com a história.

Outra coisa que incomoda demais é a maneira que a história é contada, já que são poucas cenas desconexas e sem muita explicação. Os finais são estáticos e com textos bobinhos. De fato, em um mercado onde temos cada dia mais histórias em jogos de luta bem desenvolvidas, ver isso ocorrer com The King of Fighters XV é triste.

Conclusão

the king of fighters xv

The King of Fighters XV é um baita jogo, um verdadeiro KOF. Temos de volta o gameplay de outrora com grandes e boas novidades. O online é muito bom e promete segurar a comunidade por muito tempo. Além disso, a quantidade de personagens é muito satisfatória. 

No entanto, as facilidades, falta de balanceamento e a história fraca acabam tirando muito do brilho do jogo. Então, se você curte KOF, certamente este jogo é recomendável, e se você estiver chegando agora na franquia, entenda que, em termos de história, este não é o melhor momento da saga. Contudo, o que importa é o gameplay, e é aqui que KOF XV não fica devendo e garantirá muitas horas de diversão.

Por fim, o que você achou desta notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias FacebookTwitterInstagram.

Em seguida, veja as últimas notícias:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”