Ele deu conselhos aos estúdios desenvolvedores, dizendo que a IA não criará jogos para nós
Durante uma recente entrevista com a Games Industry, Shawn Layden, veterano da indústria de jogos e ex-chefe do PlayStation, discutiu sobre a crescente complexidade e os desafios econômicos associados ao desenvolvimento de jogos. Layden abordou uma questão controversa na indústria: o uso da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta para acelerar a produção de jogos.
Layden destacou que, apesar das controvérsias, a IA pode ser uma ferramenta valiosa para os desenvolvedores de jogos, ajudando a otimizar processos e recursos. Ele enfatizou que a IA não é capaz de criar conteúdo sozinho. Porém, ela pode desempenhar um papel crucial para auxiliar, especialmente na construção de mapas e outros elementos do jogo.
Usando o exemplo da Hello Games e seu jogo “No Man’s Sky“, Layden elogiou a abordagem do estúdio que, com um time pequeno, conseguiu construir um pipeline robusto e ferramentas que permitiram automatizar tarefas complexas, facilitando a produção e repetição de processos.
“A forma como fazemos jogos permaneceu essencialmente inalterada em 40 anos. Quando o jogo fica mais complexo, ou há mais trabalho pesado a ser feito, ou precisamos de mais recursos artísticos… normalmente, apenas colocamos pessoas nisso. Ou contratamos algumas pessoas na Malásia ou na Europa Oriental e as lançamos nele.
Layden comentou sobre como a forma de desenvolvimento de jogos permaneceu essencialmente inalterada ao longo dos últimos 40 anos, geralmente respondendo ao aumento da complexidade e do escopo dos jogos com mais trabalho humano. No entanto, ele sugeriu que há uma necessidade crescente de extrair mais eficiência da tecnologia, especialmente ao se construir conjuntos de ferramentas e engines que possam suportar essa demanda.
“O trabalho sempre foi a resposta padrão para o aumento da carga de trabalho e do escopo dos jogos. […] Precisamos extrair mais peso da tecnologia, construir os conjuntos de ferramentas e engines que podem ajudar.”
“Veja o que aconteceu com o pessoal da Hello Games com No Man’s Sky. Um jogo com escopo infinito, mas essencialmente feito por menos de 10 pessoas porque eles gastaram muito tempo construindo o pipeline, o conjunto de ferramentas, o que lhes permitiu criar repetidamente, fazendo com que a máquina fizesse a maior parte do trabalho pesado processual”
Apesar da controvérsia em torno do uso da IA, a mensagem de Layden é clara: é crucial para os estúdios de jogos considerar a implementação de ferramentas de IA que possam ajudar a acelerar a produção de jogos. Assim, ele concluiu enfatizando a importância de integrar esses recursos com a capacidade de manter a inovação e a qualidade.
Por fim, para aqueles interessados, a entrevista completa de Shawn Layden está disponível no portal Games Industry.