EXCLUSIVO! A.I.L.A promete o horror psicológico mais intenso do estúdio – e a demo na RTX 5090 impressiona

A.I.L.A

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A.I.L.A impressiona na gamescom latam com ambientação densa e tecnologia de ponta

Diretamente da gamescom latam 2025, tivemos a chance de conversar com Thiago Matheus, CEO da Pulsatrix Studios, sobre A.I.L.A, o novo jogo de terror psicológico do estúdio brasileiro que conquistou o público com Fobia – St. Dinfna Hotel. Durante o evento, A.I.L.A. foi exibido rodando em uma GeForce RTX 5090 com DLSS ativado, o que garantiu uma performance fluida, com framerate alto e baixa latência — impressionando quem pôde testar.

Desenvolvido na Unreal Engine 5, o jogo reúne influências marcantes de clássicos como Resident Evil, Silent Hill e Alone in the Dark, mas se destaca ao oferecer uma variedade de experiências dentro da mesma jornada. De acordo com Matheus, “cada momento com a A.I.L.A. traz um tipo diferente de gameplay”, garantindo uma aventura dinâmica e imersiva. Neste artigo, você confere todos os detalhes da nossa entrevista!

Inteligência artificial e terror imersivo

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Para os não familiarizados, A.I.L.A se passa em um mundo virtual criado por uma IA que aprende os medos do jogador e os transforma em experiências medonhas. Com isso, o jogo pode variar seus cenários e até brincar com a percepção do jogador. O desenvolvimento teve início há aproximadamente dois anos e meio, em paralelo com a ascensão das IAs generativas que serviram de inspiração para o conceito.

Assim, sob o controle de Samuel, um beta tester de novas tecnologias, os jogadores recebem A.I.L.A para testes. No entanto, a IA começa a mergulhar na mente e na rotina de Samuel, moldando experiências de terror personalizadas.

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Permanecer no gênero de horror foi uma escolha natural para a equipe, que não apenas é apaixonada pelo estilo, mas também deseja firmar sua identidade como desenvolvedora de jogos do gênero. “Queremos provocar o medo com propósito, sem recorrer a jumpscares gratuitos”, destacou o CEO. O jogo também abordará temas pesados e busca provocar reflexão no jogador:

“É uma história densa, que pode causar desconforto. Queremos que o jogador sinta o peso das escolhas que fez ao terminar A.I.L.A.”

Pulsatrix promete evolução narrativa e técnica após o sucesso de Fobia

A Pulsatrix aprendeu muito com seu primeiro projeto. “Fobia foi nosso pontapé inicial”, comentou o CEO. “A gente aprendeu como fazer um jogo do início ao fim, e tudo o que aprendemos estamos aplicando em A.I.L.A. com melhorias significativas.” Entre os sistemas aprimorados, estão combate, diálogo, interação com NPCs e progressão narrativa.

A experiência será linear, mas haverá escolhas que o jogador poderá fazer para mudar o final. “Vai ter mais de um final, e as decisões que o jogador toma ao longo da jornada influenciam diretamente esse desfecho”, explicou Matheus. E, mesmo com a progressão definida, o jogador encontrará momentos de vulnerabilidade e munição escassa.

A gente vai ter mais do que um final, só não posso falar quantos eles vão ser. Você conseguirá mudar alguns aspectos dependendo do que você faz dentro do jogo e as conversas que você vai ter com a A.I.L.A.

Não só isso, mas haverá momentos que você vai conversar com a A.I.L.A, que é esse objetivo oficial. Você vai ter esse diálogo, vai fazer esse relacionamento com ela, e a partir desses diálogos e suas escolhas dentro do jogo, você vai ter uma progressão diferente para o final do jogo.

A expectativa é alta – e justificada

Na demo disponibilizada durante o evento, a ambientação rica em detalhes e um excelente trabalho de som impressionaram logo de cara. Não só isso, mas foi possível perceber como a Pulsatrix está trabalhando nesse terror criando puzzles inteligentes e ambientes que se transformam. No teste, a equipe apostou na construção de uma atmosfera intensa, com foco em medo, ansiedade e desconforto.

Com o histórico de Fobia, que se tornou o jogo brasileiro mais vendido da Steam no lançamento e venceu o prêmio de Melhor Jogo Brasileiro na BGS 2022, as expectativas para A.I.L.A. estão nas alturas. A demonstração técnica na gamescom latam — especialmente com o poder da GeForce RTX 5090 — apenas reforçou que o novo projeto da Pulsatrix tem potencial para elevar ainda mais o nível do terror nacional.

E aí, quais são suas expectativas? Por fim, comente, compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar nossas últimas notícias e análises de séries e jogos.

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