Konami confirma: foco da empresa agora será o mercado de dispositivos mobile

Compartilhe

konami-nos-mobiles

A Konami vem passando por gigantescas mudanças, muitas delas totalmente inesperadas pra os fãs da empresa. A saída de Kojima – que ainda não foi confirmada mas está praticamente certa, o cancelamento de P.T. Silent Hills e alterações na diretoria serão apenas as primeiras mudanças.

- PUBLICIDADE -

A maior delas talvez esteja ligada ao foco que a Konami terá daqui pra frente na hora de produzir seus jogos. Mesmo com tantas franquias de sucesso que poderiam emplacar nos consoles da nova geração, segundo o novo CEO, Hideki Hayakawa, o futuro da empresa está nos mobiles. E ele diz mais: para ele, o futuro do mercado de games está nos mobiles.

“Vamos investir agressivamente nos jogos mobile. A nossa plataforma principal será o mobile. Seguindo o modelo ‘paga à medida que joga’ de títulos como Power Pro e Winning Eleven, os nossos jogos devem transitar de vender itens para vender funcionalidades.”

Hayakawa concedeu uma entrevista para o site Nikkei Trendy Net, que foi traduzida através do fórum NeoGAF e reproduzidos pelo site Eurogamer. Nesta entrevista, ele fala sobre a mudança de estratégia da empresa, sobre o sucesso de Power Pro, que é um jogo de baseball para mobiles que se tornou um hit, e na importância que os dispositivos mobiles vem ganhando no dia a dia das pessoas como alternativa para suas horas de jogatina, como o fato de a plataforma estar mais próxima dos consumidores do que os consoles de mesa.

“Os jogos espalharam-se para várias plataformas, mas no final do dia, a plataforma que está mais próxima de nós é o mobile. O mobile é onde o futuro dos jogos está.”

Mesmo com toda a mudança, a Konami vai manter seus jogos de maior sucesso nos consoles, como Metal Gear e Pro Evolution Soccer, mas sempre que houver oportunidades estas franquias também aparecerão nos mobiles. De que forma isso vai acontecer e que tipo de conteúdo podemos esperar chegar para smartphones e tablets, baseado nesses grandes nomes ainda não sabemos, mas a Square Enix já faz um bom trabalho nessa questão e pode servir de base para empresas como a Konami. Outro grande exemplo é a SEGA, que se mantém nos consoles mas vem dando uma atenção especial para os mobiles também.

- PUBLICIDADE -

Mesmo que muita gente torça o nariz para grandes franquias nos dispositivos mobiles – e eu me enquadro nessa galera -, não há como não concordarmos que o futuro dos jogos esteja sim nestes dispositivos. É um assunto bastante complexo, mas ao menos no que diz respeito a arrecadação, faturamento e lucros, não há muito o que se questionar quanto a isso, os mercado de dispositivos mobiles é realmente muito chamativo para as desenvolvedoras. É uma transição que os games estão passando, se aproveitando do poder que estes dispositivos estão demonstrando e oferecendo para os jogadores. No entanto, uma empresa de grande nome como a Konami sempre precisa tomar cuidado com essa transição, procurar produzir para as duas frentes, consoles e mobiles, para manter seu mercado e suas marcas em alta.

Eu ainda gosto mais do modelo atual de consoles e PC, jogando bem pouco nos mobiles até por conta da bateria, que sempre preciso para outras tarefas. Jogar, ao menos para mim em um dispositivo mobile, sempre será segundo plano. E para vocês?

Compartilhe

12 respostas

  1. É uma péssima era para ser gamer. Falta de títulos originais e novos de franquias estabelecidas, excesso de remaster, foco no mercado mobile, ta foda.

  2. tem seus pró e contras , mas eu não curto celular. só vou jogar mario e se sair um MGS eu quero tbm =D

  3. Eu queria entender todo esse fascínio pelo mercado mobile. Acho as telas touchs dos celulares tão ruins para jogar.

    1. Os teclados de antes eram bem melhor pra jogar, se lançassem uma espécie de manete para celular faria muito sucesso.

  4. Como muitos sabem, as empresas trabalham em cima de números de base instalada. Pensem no número de smartphones no mundo :O Não há como negar que o móvel é o futuro, que milhões de micro transações podem gerar mais receita que os consoles. Os telefones estão ali, nos bolsos, nas bolsas, basta uma boa isca e eles nos pegam pelo bolso. Sem falar da evolução das centrais multimídias e smart tvs com Android que também rodam jogos mobile. Guardem seus consoles, INFELIZMENTE seremos considerados conservadores de uma cultura pop morta. :/

  5. Bem, se 1/3 dasua pessoas que estão torcendo o nariz para decisão da Konami, nao comprarem nenhum jogo dessa produtora para mobile. Duas o u uma… Fecha as portas ou põe o rabo entre as pernas e volta pedindo perdão! perder kojima foi burrice!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”