A Blizzard foi alvo de polêmica recentemente. Um fã alegou que a Blizzard estava reduzindo uma personagem do elenco do shooter da produtora a um símbolo sexual.
O problema em questão é a pose de vitória da personagem Tracer, chamada de “Over The Shoulder“. Segundo o jogador “Fipps” isso faz com que a personagem vire apenas um símbolo sexista. Fipps fez uma longa crítica a Blizzard no fórum de feedback da versão beta do jogo dizendo que a empresa estava transformando Tracer em apenas mais um objeto sexual.
“Vamos falar sobre Tracer. Do ponto de vista de marketing, ela é a estrela do show. Ela é um grande heroína. Quando olhamos para a forma como ela é retratado nos meios da mídia promocional, lore, e arte no jogo, nós conhecemos algumas coisas sobre ela… Ela é rápida. Ela é boba. Ela é uma boa amiga. Seu corpo parece ser composto por 95% de coragem.”
E então Fipps critica a pose da personagem.
“E o que essa pose tem a ver com a personalidade de Tracer?” disse o jogador. “Não é divertida, não é boba, não tem nada a ver com ser uma assassina de elite rápida. Essa pose só reduz Tracer para outro símbolo sexual feminino sem graça.”
O jogador ainda pede que a Blizzard continue a adicionar elementos ao elenco de Overwatch e diz a produtora perde seu crédito no compromisso de criar fortes personagens femininas. Fipps diz que a produtora fez um ótimo trabalho até agora, mas que o que fizeram com Tracer pode prejudicar o que já fizeram de tão bom.
Por fim o diretor criativo de Overwatch, Jeff Kaplan, disse que a produtora iria remover a pose e que última coisa que a Blizzard queria era fazer alguém se sentir desconfortável, subestimado ou deturpado. “Desculpas e vamos continuar tentando fazer o melhor.“
Alguns jogadores apoiaram Fipps, já outros se colocaram em oposição aos argumentos do jogador.
“A Blizzard tem a liberdade artística para criar qualquer personagem que ela deseja”, escreveu o jogador chamado ZOAN. “Você não deve impedir a sua liberdade.”
Jeff Kaplan fez uma longa declaração no mesmo tópico do jogador Fipps explicando sobre a decisão da empresa e as consequências que seguiram. A Blizzard reabriu o tópico para uma discussão mais aprofundada sobre o assunto.
Será que em breve veremos mais um jogador repudiando o sensualismo das personagens femininas no jogo? Um movimento sequer da personagem que supostamente a faria ficar “sexy” na mente de alguns seria também pedido que fosse removido? Em cada personagem há uma personalidade, o criador dos personagens sempre pensa na unicidade para cada qual. O criador tem total liberdade para ditar como seu personagem será, seja bom ou ruim, reservada ou extrovertida. Se a pose de Tracer é considerada sensual demais para alguns, pode ser completamente normal para outros, essa é sua personalidade, e por esse fato ela não se transformará em um objeto sexual para os jogadores. Tracer não está semi-nua e muito menos fazendo gestos obscenos. Ninguém tem o direito de reprimir a liberdade artística, muito menos quando não se tem o que reprimir.
Respostas de 6
esse feminismo de bosta ta até nos jogos agora? a não… vou mudar de mundo, porque esse ja deu
Tá foda
Era pra essa pose ficar “Não gostei” de terem removido
concordo
Tudo viado, se não gosta vai pro league of legends.
kkkkkkkkkkkk