Sony: “PS Vita TV trilhará novos caminhos nos EUA e Europa”

Compartilhe

psvita-tv-no-ocidente

O PS Vita TV, um novo vídeo game, ou portátil, ou console, ou qualquer coisa da Sony, é uma aposta da empresa para acima de tudo, ganhar um mercado maior para os títulos do PS Vita e também para aproveitar a função de streaming do PS4. O console foi lançado apenas no Japão, e teve um início relativamente lento, vendendo 42 mil unidades. Porém, a Sony não deixa de pensar em lançar o dispositivo fora do Japão não, pois ela acredita no produto.

- PUBLICIDADE -

Andrew House disse que todos os planos para o dispositivo permanecem os mesmos. “O posicionamento do Vita TV no mercado de games, pode ser diferente entre o Japão e as outras partes do mundo”, disse House à Eurogamer.

Atualmente, custando algo em torno dos $99 Obamas, o Vita TV reproduz jogos do PS Vita, PSP, PSone e alguns jogos retros, que podem aproveitar o tamanho de sua TV e a facilidade de se jogar utilizando um Dual Shock 3. A pequena máquina é baseada no portátil da Sony, o próprio PS Vita, mas com um sistema pensado para telas maiores.

Veja também: A Sony anuncia novos dispositivos PS Vita e PS Vita TV

O aparelho também pode ser usado como um media streaming, para serviços como Netflix e outros, além de dar a funcionalidade de uma segunda tela (maior que o habitual) para jogos do PS4.

- PUBLICIDADE -

Perguntado sobre o porque o aparelho ser lançado apenas no Japão inicialmente, House disse que o streaming é um novo conceito nos games, e que a empresa busca, antes de mais nada, estabelecer-se no mercado.

“Isso talvez soe um pouco contra-intuitivo, mas nós queríamos lançar primeiro no Japão porque realmente ainda não sentimos que seja um fator crítico para as pessoas adotarem um sistema de streaming de conteúdo geral. Ainda é muito cedo, estamos em estágio inicial no Japão em relação à alguns mercados como Europa e EUA.”

“Sentimos que havia, portanto, uma oportunidade de alavancar os pontos fortes do PS Vita, que como sabem, é bastante forte no japão, em termos de jogos, line-up, mas que combinam com as características de uma caixa de streaming de mídia, e oferecer algo novo, como um produto para o consumidor japonês e, possivelmente criar um novo mercado por meio deste dispositivo,” continuou House.

Pros lados de cá, nos EUA, Europa e até mesmo Brasil, serviços como Netflix para quem gosta de vídeo, são muito bem aceitos. Já em termos de jogos, o Gaikai e o OnLive estão começando a criar um interesse do público na América do Norte e Europa.

“É um cenário muito diferente quando você olha para os EUA e Europa, e vê um mercado mais estabelecido de serviços de streaming de vídeo, e muito mais conhecimento do consumidor sobre o que é esse tipo de produto”, acrescentou House. “Por isso, vemos um forte potencial de mercado no resto do mundo, mas para os outros mercados, será um caminho diferente do que tomamos no Japão”.

No Japão, além do pacote básico com 1GB e sem controle, o Vita TV também é vendido com um Dual Shock 3, um cartão de memória de 8GBs e três meses de PSN Plus por U$ 150,00 Obamas. O aparelho utiliza os caros cartões próprios para o Vita, então se algum dia surgir a oportunidade de comprá-lo, pense no pacote mais completo.

O pacote mais caro do Vita TV, com um Dual Shock 3 e cartão de 8GBs.
O pacote mais caro do Vita TV, com um Dual Shock 3 e cartão de 8GBs.

Veja também: A Sony está muito animada com a resposta Ocidental ao Vita TV

Um problema encontrado pelos japoneses que adquiram o produto é a baixa quantidade de títulos do próprio Vita disponíveis para o novo dispositivo. No entanto, com os fortes rumores de que o Gaikai logo estará disponível em sua totalidade para PS4 e PSVita rodarem jogos de PS3, tudo indica que a Sony está segurando os títulos para o Vita TV, que automaticamente ganharia essa opção dos jogos do PS3, aumentando gradativamente a biblioteca do dispositivo. Porém, principalmente em mercados como o do Brasil, a internet é um grande inimigo deste tipo de serviço.

“Nosso objetivo é ser capaz de ter uma nova forma de distribuição de jogos, transmitidos do lado do servidor, inicialmente para PS4 e então gradativamente para outros dispositivos, como o Vita e outros,” disse House. “Mas no final, queremos disponibilizar o serviço em uma grande variedade de aparelhos conectados à internet, essencialmente proporcionar uma experiência de jogo de qualidade de console em dispositivos que não são intrinsecamente capazes de fazer isso.”

“Acreditamos que há uma grande oportunidade para ampliar o mercado, porque você remove essencialmente a necessidade de fazer a compra do console, a fim de ter acesso a essa experiência. Pode parecer contra-intuitivo, pois, não é a substituição de um negócio que é o seu ganha pão? Mas parte de ser uma empresa inovadora, está em ser uma empresa pioneira em novas formas de distribuição de conteúdo, e nós gostaríamos de estar lá em primeiro lugar e assumir um papel de liderança. ” 

Os planos da Sony são bastante corajosos. Mudar um mercado onde praticamente ela está voltando a dominar pode se tornar uma dor de cabeça. E os serviços de streaming são problemáticos por diversos fatores, onde a principal é a própria tecnologia e problemas de latência, algo que traria lentidão aos jogos, e num momento onde a busca dos 1080p e 60 FPS é o objetivo dos consoles novos, essa falta de velocidade do streaming é como remar contra a maré. Entretanto é como o próprio House disse, estão usando o PS Vita TV como uma experiência. Vai que dá certo não é?

Veja também: Sony quer os jogos da linha Playstation jogáveis em outras plataformas

E você, compraria um Vita TV? Responda a enquete marota abaixo e deixe sua opinião nos comentários!

[socialpoll id=”2179131″]

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”