As Dusk Falls surpreende com uma narrativa profunda e dramática | Análise

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As Dusk Falls faz parte daquele grupo de estilos de jogos narrativos, os quais você precisa executar comandos específicos para continuar uma história e escolher o seu rumo. Recentemente vimos um exemplo não tão interessante, The Quarry, mas essa modalidade dos games já trouxe grandes referências como o próprio Heavy Rain, The Walking Dead (Telltale), Detroit Became Human, Dark Pictures, etc. O estilo vem ganhando notoriedade por conseguir, muitas vezes, entreter o jogador e faze-lo imergir no universo tendo que executar comandos rápidos e precisos.

Pois bem, As Dusk Falls segue essa linha. O jogo foi desenvolvido pela Interior/Night com a publicação da Xbox Game Studios e estará disponível no Gamepass assim que lançar, ou seja, 19 de Julho.

Aspectos Técnicos de As Dusk Falls

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As Dusk Falls

É interessante dizer que ADF não é exatamente a maneira comum de se construir um gráfico de videogame. Nesse game, usaram técnicas interessantes com atores reais, mas sem o uso habitual do Motion Capture. Dessa vez, os atores interpretam e renderizados digitalmente trazendo uma impressão de uma HQ animada. A direção de arte é muito interessante, pois consegue com a união da boa interpretação dos atores e da mão artística trazer o clima e a atmosfera que o jogo propõe.

A dublagem do jogo está excelente e consegue transmitir todo o sentimento que aquela narrativa te coloca, mesmo não tendo uma animação rolando.

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Gameplay é batido, mas te mantém ligado

As Dusk Falls

Acredito que esse estilo de jogo pode buscar um pouco mais de complexidade no desenvolvimento do gameplay. Isso porque, assim como a maioria do gênero, se resume em comandos rápidos e precisos para continuar uma cena do jogo. Ora você precisa apertar A, ora o analógico pra esquerda, direita e assim sucessivamente. O game vai te propor isso em horas de grande atividade e isso pode ocorrer a qualquer momento. Assim sendo, o jogador terá que prestar muita atenção em todos os movimentos dos personagens pra não ser pego de surpresa.

Outro ponto importante e que dita o rumo da história é justamente suas escolhas. Muitas das vezes você poderá mudar drasticamente o destino de Vince, Jay, Zoe e outros apenas escolhendo algo diferente. E as escolhas nesse jogo influenciam não apenas na narrativa, mas tem um peso moral, o qual te colocará em situações difíceis. Muitas das vezes você se verá fazendo algo que não quer, porque está querendo proteger o personagem pelo qual você se afeiçoou. Ou o contrário, você sabe que aquela pessoa não presta e faz o que não deve, pra se sacrificar pela família, e assim por diante.

Após o fim de cada capítulo, você consegue ver a sua timeline e como a trama foi costurada.

A Narrativa de ADF

Acredito que As Dusk Falls tenha um dos melhores roteiros para esse tipo de jogo. Eu, realmente, me surpreendi com a complexidade e profundidade da história. Trata de temas extremamente delicados como violência familiar, insegurança, vícios, traumas e medos. O game consegue te colocar em dilemas sérios e que despertam gatilhos nas pessoas e até no jogador. Há momentos super tensos e que trabalham com um nível de maturidade que eu ainda não tinha visto num game desse gênero (talvez Heavy Rain se aproxime).

Pois bem, em ADF você está em uma cidade no Arizona no ano de 1998 e ali conhece Vince, pai de Zoe. Você está viajando com sua família quando de repente você se vê em uma situação extremamente perigosa. Eu acho que a trama se desenrola de uma maneira tão inteligente que não é cansativa. Ora você está controlando Vince, ora você está no passado, ora no futuro, enfim, você vai construindo uma narrativa que quando concatena, fica fantástica. Vale destacar que, ao finalizar o jogo, você pode voltar e refazer algumas das suas escolhas e elas realmente te colocam em cenas tão boas quanto.

Esse é o elemento que brilha no jogo e que faz valer a pena passar horas e viver momentos de alta intensidade em As Dusk Falls.

Concluindo

O gênero de jogos narrativos precisa evoluir. Precisa ir pra um caminho onde haja Mais interação (opinião). Claro que a indústria considera esse tipo de jogo algo único e por isso, cada vez mais estamos vendo jogos assim chegando às prateleiras. De qualquer maneira, mesmo com um visual que, acredito eu, as pessoas podem não curtir (eu adorei), o jogo trata de temas importantíssimos, te coloca em situações PESADAS e te apresenta uma narrativa super complexa e, dependendo das suas escolhas, bem obscura.

Para quem curte o estilo do game, é imprescindível jogar As Dusk Falls. Para quem gosta de uma boa história, pode ser uma boa pedida também.

Confira no nosso canal do youtube essa e outras análise de jogos

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