Lançamento muito subestimado
Nesta semana, e-mails vazados mostraram que a Microsoft subestimou o potencial de Baldur’s Gate 3 antes do lançamento neste ano.
De acordo com Michael Douse, diretor da Larian Studios, todas as publishers subestimaram o desempenho do jogo. Ou seja, o diretor saiu em defesa da Microsoft após a divulgação dos e-mails confidenciais.
Em maio de 2022, mais de um ano antes do lançamento de Baldur’s Gate 3, a Microsoft pensou que conseguiria garantir o jogo como Day 1 no Game Pass por apenas US$ 5 milhões.
Essa estimativa surgiu em uma conversa por e-mail que vazou entre os principais executivos do Xbox. Os empresários buscavam maneiras de tapar o que o chefe de jogos da Microsoft, Phil Spencer, chamou de “um enorme buraco” em sua linha de software devido ao atraso de Starfield.
O e-mail revelou que a Microsoft avaliou quanto seria o valor máximo de custo para os jogos. No topo das estimativas estava Star Wars Jedi: Survivor da EA (US$ 300 milhões), no meio estava Assassin’s Creed Mirage da Ubisoft (US$ 100 milhões). Por fim, surgia Baldur’s Gate 3 (apenas US$ 5 milhões).
Dado o sucesso deste último, a estimativa de US$ 5 milhões da Microsoft agora parece um erro de cálculo, mas o número não surpreendeu a Larian.
“Em defesa da Microsoft, todos os outros fizeram o mesmo. Houve o mesmo com DOS2. Tem haver com o gênero, e a maneira como abordamos as coisas e como as executamos.
“Simplesmente não existem dados que possam dizer a alguém como seria o desempenho do BG3. Nós apenas tivemos que dar saltos gigantescos e assustadores.”
O último grande patch do Baldur’s Gate 3 lançará nesta sexta-feira (22), introduzindo a capacidade dos jogadores de mudar a aparência de seus personagens, entre outros recursos.