Combo Musical #3 – Música dinâmica

Compartilhe

combo-musical-3-musica-dinamica

Nesta edição, vamos falar sobre música dinâmica. É uma poderosa ferramenta musical que, se usada da maneira correta, torna o seu jogo ainda mais memorável e relevante.

- PUBLICIDADE -

Atenção, Combonautas! Vocês podem ouvir referências ao The Musical Box e ao site Podquest. Isso acontece porque o podcast que vocês estão ouvindo foi gravado originalmente para o site www.thepodquest.com. Na edição número 5, o Combo Musical será exclusivo do site Combo Infinito.

Todos os textos do The Musical Box estão disponíveis em inglês no site www.thepodquest.com. Em breve, vamos publicar uma versão remasterizada de todo o conteúdo em português com exclusividade aqui para vocês.

1:08 – O que é música dinâmica?
1:58 – Definição e objetivo
2:57 – Origem da música dinâmica
4:00 – Bomberman: o primeiro jogo com música dinâmica?
4:55 – Outros nomes
6:11 – Música dinâmica X música procedural
7:54 – Tipos de música dinâmica
8:41 – Música dinâmica vertical (Zelda: Spirit Tracks)
12:30 – Música dinâmica horizontal (Mass Effect)
14:45 – Street Fighter 2
15:15 – Super Mario Bros.
16:30 – Mudança de andamento (Battletoads)
20:04 – Outros tipos de interação da música com o gameplay
21:11 – Beat Block Galaxy (Super Mario Galaxy)
22:10 – Middlewares e implementação de música dinâmica
24:47 – O futuro da música dinâmica

- PUBLICIDADE -

Para realizar o download do episódio, clique com o botão direito em “Download” logo abaixo do player e selecione Salvar como. Para ouvir na página, basta dar um play.

Dê o PLAY AQUI EM BAIXO!

[powerpress]

Ou clique abaixo para realizar o download da versão ZIP

zip

Compartilhe

3 respostas

  1. Oi Marcelo, o exemplo mais antigo de música dinâmica que eu consigo me lembrar, e provavelmente o pai da música dinâmica, é o Space Invaders de arcade! O tempo da música vai intensificando conforme o jogo avança.

    1. Fantástico, Alexandre. Você está correto! Space Invaders realmente é o primeiro exemplo que conheço de mudança de andamento. Bomberman pode ser considerado o primeiro na categoria de arranjo vertical.

      Eu nunca me arrisco a citar jogos de arcade porque vai que existe um jogo obscuro lançado somente na Rússia que foi lançado antes e já tinha uma funcionalidade deste tipo? De qualquer forma, enquanto nossos ouvintes russos não se manifestarem, Space Invaders it is.

      1. Se não me engano tem alguma referência sobre isso em “The Ultimate History of Video Games: From Pong to Pokemon”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”