Campeã mundial, Newbee é banida na China por manipulação de resultados
Newbee, a organização de eSports conhecida por vencer o torneio International em 2014 de Dota 2, foi banida do circuito profissional na China pela Associação Profissional Chinesa por manipulação de resultados. A organização, além de não poder mais participar dos principais campeonatos do cenário competitivo chinês, também teve os cinco jogadores do time removidos da associação.
The organisation Newbee has been banned indefinitely for matchfixing from the Chinese Dota 2 Professional Association, CDA-DPL Professional League and all IMBATV & MarsTV events. The players Moogy, Aq, Wizard, Waixi & Faith have also been given an indefinite ban. #dota2 pic.twitter.com/KsrPJlnVYt
— BTS Dota (@BTSdota) 15 de maio de 2020
Sem surpresa, a equipe foi desqualificada da 1ª Temporada da Liga Profissional DPL-CDA na qual estava competindo atualmente. Os pro players envolvidos foram Xu “Moogy” Han, Yin “Aq” Rui, Wen “Wizard” Lipeng, Yan “Waixi” Chao e Zeng “Faith” Hongda. Ainda não foi confirmado se a suspensão se aplicará globalmente, mas a Associação Profissional Chinesa de DotA 2 já passou essa informação para a Valve, e a expectativa é que a desenvolvedora siga a punição.
Não foram revelados em quais jogos a Newbee manipulou os resultados
Não foi divulgado quais foram os jogos envolvidos no esquema, mas acredita-se que tenha sido em confrontos realizados na China DotA 2 Professional League Season 2 e na DPL-CDA Professional League Season 1. Em nota, a Newbee afirmou que respeita a decisão da associação, mas que não participou de nenhum esquema de manipulação de resultados. Ademais, a organização também disse que entrará com recurso para tentar limpar seu nome, porém não deixou claro se fará o mesmo pelos seus jogadores.
Há anos a Newbee é uma das maiores organizações do mundo de Dota. Em 2014, eles venceram o International depois de se formarem pouco antes da competição como uma super equipe chinesa. Após um tempo em hiato, a organização voltou aos holofotes no The International 2017; quando perdeu para a Team Liquid na final e desperdiçou a oportunidade de se tornar a primeira bicampeã da competição. Em seus tempos áureos, a equipe conquistou diversos títulos importantes como o The International 4 e a World Cyber Arena 2014, além de ter sido vice-campeão do TI 7.
Por fim, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias – Facebook; Twitter, Instagram.
Fonte: Forbes