Jogos single-player estão ficando economicamente inviáveis, diz gerente da MS

Compartilhe

Shannon Loftis, gerente de publicações de jogos Xbox, acredita que os jogos singleplayer não estão mortos. Porém reconhece que a condição econômica voltada para estes jogos está “complicada”. O assunto surgiu com força no mercado após a EA fechar a Visceral Games. Aparentemente o projeto do novo Star Wars não agradou a empresa justamente por ser um jogo totalmente offline.

- PUBLICIDADE -

Em uma entrevista ao GameSpot, Loftis falou sobre a importância dos jogos singleplayer, e como o pedido de experiências de melhor qualidade pode resultar em um grande orçamento de produção. Loftis afirma que os custos de desenvolvimento “assustam” os produtores de fazerem experiências singleplayer, colocando muito dinheiro em um projeto quando seu retorno não é tão seguro.

“No geral, o desenvolvimento de jogos envolve um conjunto de coisas. Trata-se de proporcionar uma experiência, de contar uma história. O Storytelling continua central ao desenvolvimento de jogos,”

“Eu não acho que jogos assim estejam propriamente mortos. Penso que a economia de pegar um jogo singleplayer e contar uma história de alta fidelidade de várias horas é um pouco mais complicada. Os jogadores querem maior fidelidade e querem gráficos de alta resolução”

 

O artigo continua abaixo

- PUBLICIDADE -

Xbox Game Pass – Uma maneira de financiar jogos single-player?

Loftis também comentou sobre o serviço Xbox Game Pass, que oferece uma biblioteca de mais de 100 jogos aos seus assinantes em troca do pagamento de uma assinatura mensal. Este se torna um método ideal pelo qual a Microsoft pode ajudar a financiar jogos únicos para os jogadores.

Na estimativa de Loftis, os jogos singleplayer existirão para sempre, embora seja possível que eles se tornem menos prevalentes:

“Não penso que haverá um tempo em que não existirão jogos singleplayer baseados na história. Eu adoro a ideia de construir uma comunidade em volta da experiência que esses jogos proporcionam”

A EA foi alvo de muitas críticas recentemente após anunciar o fechamento da Visceral Games, produtora de jogos como Dead Space e Battefield Hardline, após mudar o desenvolvimento do novo Star Wars, se tornando um jogo cooperativo em mundo aberto, acabando com qualquer esforço da EA em investir em grandes campanhas single player. Manveer Heir, ex-produtor na Bioware, afirmou recentemente que a EA vai passar o seu foco para jogos em mundo aberto porque consegue “capitalizar melhor”.

Alguns tomaram esta notícia como um sinal de que os videogames estão se afastando de experiências únicas para jogadores. Esse é um pensamento compreensivelmente preocupante. Como disse Loftis, é altamente improvável que os jogos exclusivamente singleplayer deixem de existir, embora possamos ver menos deles no futuro.

Compartilhe

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”