The Witcher 4 prioriza consoles e promete desempenho de 60 FPS
The Witcher 4 ainda não tem data de lançamento, mas já carrega uma ambição clara: rodar a 60 quadros por segundo nos consoles de atual geração. Em entrevista à Digital Foundry, Charles Tremblay — vice-presidente de tecnologia da CD Projekt RED — explicou que o estúdio adotou uma filosofia “console-first” após as dificuldades de Cyberpunk 2077 nos dispositivos da geração passada.
Segundo Tremblay, o pipeline dos jogos anteriores privilegiava o PC e depois fazia downscale para os consoles, o que gerou problemas notórios no lançamento de 2020. Dessa forma, para evitar a repetição, o desenvolvimento de The Witcher 4 começa pelos hardwares de mesa:
“Queremos realizar a ambição de 60 FPS no PS5, com ray tracing. Isso exige trabalho conjunto com a Epic e a Unreal Engine 5, além de novas otimizações internas.”
Series S: a pedra no sapato
Questionado sobre o Xbox Series S, Tremblay admitiu que atingir os mesmos 60 FPS será “extremamente desafiador”. O console menos potente da Microsoft tem apenas um terço da largura de banda de memória do PS5, e mesmo com cache otimizado — recurso citado na recente demonstração técnica — ainda não há garantia de performance.
Com a Unreal 5, a equipe irá adaptar a tecnologia às necessidades dos consoles, mesmo sem abrir mão de recursos visuais, como ray tracing. Assim, a intenção é evitar os problemas enfrentados no lançamento de Cyberpunk 2077 e entregar uma experiência otimizada desde o início.
Até o momento, The Witcher 4 não teve plataformas confirmadas e também não chegará em 2026. O desenvolvimento ainda está em estágio inicial, e a equipe da CDPR segue experimentando tecnologias e estruturas de gameplay para entregar algo realmente novo.
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Fonte: GamingBolt