Mesmo com a Unreal Engine 5 ainda sendo amplamente utilizada, a Epic Games já está se movimentando nos bastidores. A empresa não apenas mantém o ritmo de inovações, como também prepara o lançamento de sua próxima grande aposta: a Unreal Engine 6.
Durante uma entrevista recente com Lex Fridman, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, compartilhou detalhes relevantes sobre os planos da empresa. Ele explicou que a Unreal Engine 5 está dividida entre sua versão tradicional e o Unreal Editor para Fortnite, permitindo testes contínuos com criadores antes de ampliar o acesso a toda a base de desenvolvedores.
Foi nesse contexto que Sweeney revelou o plano ambicioso para a Unreal Engine 6. A nova engine reunirá todos os avanços desenvolvidos nos dois forks atuais da UE5. Além disso, unificará recursos como o uso do C++ com novas ferramentas mais acessíveis para iniciantes, democratizando ainda mais o desenvolvimento de jogos.
Uma plataforma mais acessível e escalável
De acordo com o CEO, a Unreal Engine 6 permitirá que os desenvolvedores criem jogos com maior liberdade e escalabilidade. Será possível, por exemplo, lançar o mesmo projeto tanto como título independente quanto como uma ilha jogável dentro do Fortnite.
Outro ponto importante é a facilidade de uso. A nova engine contará com ferramentas mais intuitivas, além de um sistema robusto de simulações em larga escala. Com isso, desenvolvedores de diferentes perfis poderão trabalhar em projetos ambiciosos sem enfrentar as barreiras técnicas comuns em engines mais complexas.
Embora ainda não exista uma data exata para o lançamento, Sweeney afirmou que os primeiros sinais da Unreal Engine 6 devem aparecer dentro de dois ou três anos. Até lá, a Epic continuará testando funcionalidades com a comunidade de Fortnite, garantindo estabilidade e refinamento antes de abrir o acesso globalmente.
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