Logo quando o trabalho com Gta II acabou, a Rockstar percebeu que o resultado não foi o esperado, o jogo tinha sido passado por Driver, que tinha quase a mesma mecânica porém com gráficos melhores. Com isso a Take-Two teve que correr atrás do prejuízo, contrataram Paul Eibeler para cuidar do marketing da empresa.
Eibeler fechou contrato para divulgar os jogos nos cinemas de todo o país, arrecadou mais dinheiro e assim investiu em produtoras menores, uma dessas era a Bungie, que na época trabalhava em dois jogos: Oni e um, até em tão, pequeno jogo de ficção cientifica chamado Halo (cuja a demo já deixava todos ansiosos) da qual agora, possuíam 19%.
Com 1/4 faziam com que Oni fosse responsabilidade da Rockstar, e a empresa decidiu apenas ficar com ele e por algum motivo deixou a oportunidade de trabalhar com Halo. Após essa compra, a Bungie se apresentou a Microsoft com Halo, e a partir daí ela começou trabalhar no jogo.
Com as vendas de GTA 3 tendo seu pico de sucesso, fazendo a Take- Two ser a empresa de games que mais arrecadou dinheiro com um jogo, 9,4 bilhões de dólares. Com isso, a Sony conseguiu um contrato de exclusividade junto a Rockstar, e isso fez com que a marca fosse para o topo, superando a Microsoft e Nintendo. O Sucesso do console da Microsoft estava justamente com o jogo Halo, que a Take Two abriu mão e que foi parar de forma exclusiva no console da Microsoft e fez o sucesso que fez e faz hoje em dia.
Já imaginou a Rockstar tomando conta da saga Halo? Provavelmente teríamos um jogo multiplataforma a mais para fazer história na Rockstar Games, já que não é costume da empresa deixar seus jogos apenas em uma plataforma. Com certeza teríamos um Halo diferente do que a gente vê hoje, mas sem dúvida alguma teria uma qualidade ímpar, dada a história de todas as empresas envolvidas.
Coisas que fazem parte da história dos games!