Xbox, ao tentar se firmar como publicadora, arrisca perder seu maior exclusivo: a comunidade – Opinião

Xbox

Compartilhe

Não há mais mistérios sobre o papel do Xbox na indústria

No início deste ano, o Xbox surpreendeu sua comunidade ao anunciar que quatro de seus exclusivos chegariam às plataformas da PlayStation e da Nintendo. O que parecia ser uma decisão pontual, segundo Phil Spencer, agora se revela como uma estratégia viável para gerar receitas adicionais para a Microsoft Gaming. Ontem (20), o Xbox revelou que *Indiana Jones e o Grande Círculo* será lançado no PS5 no segundo semestre de 2025, antes mesmo de sua estreia em seu próprio hardware, marcada para 9 de dezembro de 2024.

Embora a propriedade intelectual de Indiana Jones pertença à Disney e não ao Xbox, a decisão de lançar o jogo no PS5 antes da estreia em suas próprias plataformas demonstra a necessidade do Xbox de fomentar receitas com as pré-vendas do título para a concorrente, o que certamente ocorrerá.

- PUBLICIDADE -

Esse evento destaca a postura que o Xbox está adotando para os próximos anos na indústria de games: transformar-se em uma publicadora definitiva, enquanto sua comunidade testemunha a marca colocar seu hardware em segundo plano e anunciar pseudo-exclusividades de seus jogos.

A grande mudança do Xbox

Microsoft

Durante uma recente transmissão na Gamescom, Phil Spencer foi questionado sobre a chegada de *Indiana Jones e o Grande Círculo* ao PS5 e revelou que a marca está passando por mudanças significativas em prol da saúde do Xbox.

“Nós, como fãs e jogadores de jogos, apenas precisamos antecipar que haverá mais mudanças, e algumas das formas tradicionais como os jogos eram construídos e distribuídos vão mudar. Isso vai afetar todos nós. O resultado final precisa ser jogos melhores que mais pessoas possam jogar. Estamos focados nas coisas erradas. Então, para nós, a saúde do Xbox, a saúde da nossa plataforma e o crescimento dos nossos jogos são as coisas mais importantes.”

- PUBLICIDADE -

Para aqueles que pensavam que os 70 bilhões de dólares investidos na compra da Bethesda e da Activision Blizzard seriam usados para tornar a exclusividade mais valiosa, o efeito tem sido o oposto. Os planos do Xbox parecem estar mais voltados para lucros do que para valorizar seu hardware.

Indiana Jones ganha data de lançamento para Dezembro, e é anunciado para PS5!

A recente declaração de Spencer só piora a situação do Xbox, que, apesar de ter atraído grandes eventos e excelentes jogos este ano, ainda não oferece exclusividades claras para sua marca. Enquanto Phil Spencer afirma que os “jogadores de console Xbox estão em alta como sempre estiveram”, isso parece irônico quando o hardware não recebe o tratamento devido, especialmente com as quebras de exclusividades em andamento. Como se sentem os donos de Xbox com um exclusivo chegando aos concorrentes?

Está claro que o Xbox deseja se tornar uma publicadora e transformar suas inúmeras franquias e estúdios internos em ferramentas de receita, em vez de produtos acessíveis exclusivamente por meio de um console Xbox ou do Game Pass para PC. Embora o fim da exclusividade possa ser uma tendência futura para a indústria de games, o Xbox parece estar forçando essa mudança antes da hora, enquanto PlayStation e Nintendo continuam a vender seus consoles e a valorizar a exclusividade.

Em resumo, a Microsoft Gaming está mostrando a cada oportunidade que seu foco não é mais a exclusividade, desvalorizando seu ativo mais importante: a comunidade. O trabalho da marca para construir uma base de fãs em um mercado dominado pela PlayStation e Nintendo, que a acompanhou por quatro gerações, está perdendo o motivo de manter essa lealdade.

Para o Xbox essa mudança de chave mercadologicamente é incrível, para a comunidade não posso dizer o mesmo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”