Enquanto o hardware não vende, os jogos e os serviços fazem bonito
Enquanto o Xbox sofre com as quedas de receitas de seu hardware, seus jogos e serviços trouxeram bons números no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024 da Microsoft.
Em recente relatório, a Microsoft viu um aumento de 62% na receita de conteúdos e serviços do Xbox. Ademais, a Microsoft destaca que crescimento na receita teve o impacto líquido da aquisição da Activision-Blizzard, a qual constituiu a maior parte da receita.


No geral, a receita de jogos aumentou 51%, impulsionada pela receita adicional da Activision Blizzard, que contribuiu com 55 pontos de impacto líquido. Isso significa que sem a Activision Blizzard, a receita geral de jogos da Microsoft teria diminuído neste trimestre. Logo, o conteúdo e os serviços do Xbox teriam aumentado apenas um por cento sem a Activision Blizzard.
O relatório destaca também que a Activision-Blizzard registrou receitas de US$ 1,97 bilhão durante o terceiro trimestre, mas o custo de integração, custos de transação e outros custos de receita totalizam 980 milhões de dólares. Com outras despesas operacionais (1,34 bilhão de dólares), calcula-se um prejuízo operacional geral de 350 milhões de dólares para a Activision Blizzard.
Portanto, a chegada da ABK de alguma forma está impactando nas receitas de jogos e nos serviços do Xbox como o Game Pass.
Em suma, o Game Pass atualmente possui 34 milhões de assinantes. Diablo 4 recentemente chegou ao catálogo do serviço, o que certamente irá influenciar nos números do próximo trimestre.