Audiência pública no plenário para o setor de jogos, pode mudar mercado brasileiro

Compartilhe

audiencia-publica-sobre-jogos

Nesta semana, foi dada entrada em uma audiência pública para o setor de jogos digitais, que visa discutir melhorias e melhores condições para que o mercado brasileiro de games possa crescer, dado o fato que o país é o 4º maior mercado de jogos digitais do mundo!

- PUBLICIDADE -

A petição convida para a audiência o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Senhor Clélio Campolina Diniz; O Secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, o Senhor Marcos André Rodrigues de Carvalho; O Diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações, do Ministério das Comunicações, o Senhor José Gustavo Gontijo; O Presidente da ACIGAMES (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games) e membro do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista em defesa da Cultura, o Senhor Moacyr Alves Junior; Os Criadores do Game da Galinha Pintadinha, o Senhor Marco Luporini e o Senhor Juliano Prado; O Presidente do Porto Digital, Parque Tecnológico de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa, o Senhor Francisco Saboya; O Representante da Google Play, Loja de Aplicativos para o Sistema Android e a Diretora Geral da Divisão Brasileira Apple, a Senhora Paula Bellizia.

A petição tem como justificativa, o alto índice de vendas de jogos digitais, que levaram o Brasil a ficar à frente de mercados de alto rendimento, como Reino Unido, Alemanha e Espanha, como relata a consultoria GFK. Apenas em 2012, o mercado de games digitais no país, movimentou 5.3 bilhões e espera-se um crescimento ainda maior para 2013 (quando o ano fiscal for encerrado). Realmente são números significativos e que devem pesar na decisão do plenário.

audiencia-publica-sobre-jogos-01
Jogar no smartphone é a maneira mais comum hoje em dia.

O grande diferencial desta iniciativa, é o fato de não estarmos tratando apenas de jogos para consoles, que podem ser qualificados como um nicho de público se olharmos o quanto os jogos para smartphones, tablets e facebook são abrangentes e tem como público alvo praticamente todas as faixas etárias, não importando se a pessoa gostava ou não de jogos antes de descobrirem as lojas do Google e da Apple. Na verdade, um novo mercado de games se formou nos últimos anos, demonstrando que o brasileiro gosta de jogar e o mais importante, é um grande consumista quando o assunto tem relação com games.

- PUBLICIDADE -

No entanto, a grande maioria dos jogos consumidos por nós brasileiros são de origem estrangeira, até porque o mercado nacional sofre com a falta de incentivo e principalmente com pouco marketing. Hoje em dia, ferramentas como Kickstarter ajudam na divulgação de games brasileiros, como foi o caso de Bit ‘n’ Rahv, mas realmente este foi uma exceção. Outro grande exemplo é o game Toren, que é o primeiro jogo a receber recursos através da Lei Rouanet (Lei de incentivo à cultura, de 91), e graças aos recursos obtidos, o estúdio Swordtales angariou melhorias para o jogo, além de outros pontos que refletirão no resultado final do produto.

É necessário também que o setor de tecnologia do país perceba que há uma grande defasagem tecnológica entre o Brasil e outros países de ponta, trazendo a necessidade de fomento e marco regulatório do setor, que até pouco tempo praticamente não existia e começou a receber a devida atenção com o boom das lojas digitais, como o Steam, Google Play e Apple Store.

O Google Play está lotado de jogos, e muitos deles são de altíssima qualidade.
O Google Play é um grande exemplo de loja digital de games.

Que tipo de benefícios a iniciativa poderá nos trazer, ainda é cedo para falar. Porém, apenas o fato dos games estarem em meio a um grande debate no plenário nacional é um indício de que as coisas podem mudar, e para melhor. O escândalo do preço do PS4, o surgimento de diversos estúdios brasileiros desenvolvendo games de qualidade e levando suas marcas para fora do país, podem chamar a atenção do governo, e quem sabe, mudar um pouco o jogo, que até o momento traz grandes desafios para quem quer se divertir ou desenvolver jogos, devido à falta de atenção que o governo dá para este assunto.

Vamos ficar de olho, e claro, trazer todas as informações e novidades para vocês logo que elas surgirem. Enquanto isso, venha discutir o assunto, queremos ouvir a opinião de vocês! Comente!

Compartilhe

5 respostas

  1. Sobre qualquer assunto que envolva o governo brasileiro sou muito cético, porém, temos que ter fé…andar com fé eu vou… rs

  2. O governo brasileiro quer morder qualquer setor, já estava demorando para eles perceberem o tamanho da receita da indústria de games. Agora eles só querem ser organizar para morder deste bolo tbm. Espero que os indies brazucas tirem algum proveito disso.

  3. Eu acho que o que pode estimular os indies não é muito diferente do que pode estimular qualquer pequeno empreendedor: baixos custos de operação empresarial e impostos. Com essas duas coisas num patamar aceitável (e o Brasil está muito, muito longe disso), o mercado vai se desenvolver naturalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”