The Musical Box Remastered #4: Sonic Boom

Compartilhe

The-Musical-Box-SonicEsta edição do Musical Box é dedicada a um dos mais carismáticos personagens da indústria de games: Sonic. Muitas músicas da franquia são lembradas com carinho pelos fãs e nesta edição vou falar sobre uma música do jogo Sonic CD. É bom lembrar que a trilha desse jogo é diferente nas versões lançadas no Japão/Europa e na América do Norte. Neste artigo, o foco é a versão americana.

Ficha técnica
Jogo: Sonic CD
Lançamento: 1993, 1996, 2011, 2012 e 2013
Plataforma: Mega-CD, Windows, Xbox Live Arcade, PSN, Android, iOS, Steam, Windows Phone, Ouya
Desenvolvedor: Sega
Publisher: Sega
Compositores: Spencer Nilsen, David J. Young e Mark “Sterling” Crew

Músicas cantadas

Sonic CD foi uma revolução na época em que foi lançado. A abertura era um anime e a música era totalmente cantada, com instrumentos de verdade e arranjos de voz muito semelhantes aos de uma banda de pop-rock de alta qualidade. Isso era praticamente inédito, já que pouquíssimos jogos tinham trilhas com músicas cantadas.

- PUBLICIDADE -

Quem possibilitou esse salto tecnológico foi o CD, já que não era possível armazenar som de instrumentos reais e voz com alta qualidade em um cartucho (a mídia padrão para videogames até o surgimento do CD). O surgimento do CD também foi um grande divisor de águas no mercado de produção musical. Os compositores de videogame geralmente precisavam ter um pé na programação para conseguir fazer música para jogos.

Uma vez quebrada a barreira da linguagem de programação, músicos e compositores, que até então não tinham contato com jogos, poderiam vender o seu trabalho para a indústria de videogames. Essa mudança atraiu muitos compositores de cinema para a indústria de jogos, já que o trabalho era semelhante e o mercado de produção para filmes já estava saturado.

O momento mágico

Colocar um jogo do Sonic e ouvir uma música cantada é muito impressionante para quem estava esperando ouvir as tradicionais melodias chiptune, tão comuns na geração 16-bit. A canção se chama “Sonic Boom” e foi composta por Spencer Nilsen. O conjunto que gravou a música se chamava Pastiche, formado por Sandy Cressman, Jenny Meltzer e Becky West.

- PUBLICIDADE -

Conheça/relembre a música assistindo ao vídeo abaixo:

A revolução começou em 1990

Desde o surgimento do CD, a indústria dos videogames mudou radicalmente. A produção dos jogos e das trilhas ficou mais sofisticada e, de certa forma, elevou o nível de qualidade de produção dos jogos AAA. Todo mundo estava empolgado com a tecnologia e por isso foram lançados tantos jogos utilizando recursos de filmes/animes e Sonic CD foi apenas um deles. Hoje, esse recurso é usado com parcimônia e depende muito mais de escolha de direção do que de empolgação com a tecnologia. Sonic CD é um ótimo exemplo de jogo que aproveitou o hype e soube usar a novidade com inteligência e elegância.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”