Aparentemente, o próximo Xbox pode seguir um caminho diferente do atual
Rumores sobre jogos do Xbox indo para o PlayStation frequentemente incendeiam a internet. Afinal, a marca sempre se mostrou disposta a fazer mudanças drásticas para continuar crescendo e alcançar novos públicos. Após conquistar os mercados de PC, assinatura e dispositivos móveis, supostamente, a marca agora considera implementar o Windows em seu próximo console (via Gaming Bolt).
Essas especulações não surgem do nada, mas vêm de uma reflexão do experiente e já conhecido jornalista Jez Corden, do Windows Central. Ele compartilhou no Twitter seu pensamento de que o próximo Xbox poderá ser fortemente focado na próxima geração do Windows e se abrir para outros fabricantes. Jez escreveu o seguinte em um tweet (agora apagado):
“O próximo Xbox é fortemente focado no Windows e provavelmente será um dispositivo de referência para fabricantes de dispositivos como o ASUS ROG Ally. Assim como o Surface Pro 11 é um dispositivo de referência para PCs com IA.“
Concretamente, isso significa duas coisas muito interessantes. Primeiro, o novo Xbox poderá ser compatível com outras lojas, como Steam, GoG, Epic Games Store, etc. O que reforça ainda mais essa teoria é que, em março passado, Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, mencionou um futuro em que os jogadores poderiam desfrutar de seus jogos comprados no Itch.io e na Epic Games Store no Xbox.
Jez Corden também sugere que poderíamos ter consoles feitos por diferentes fabricantes, similar ao que acontece com placas gráficas. Isso permitiria a outras fabricantes, como ASUS e Lenovo, criar seus “próprios consoles” com hardwares mais poderosos, mas rodando os mesmos títulos.
Seguir esse caminho representaria uma mudança drástica para a companhia, podendo desagradar fãs que preferem consoles mais tradicionais, com hardware fixo e uma seleção exclusiva de jogos. É importante notar que, enquanto não houver uma confirmação oficial, essas informações devem ser tratadas como meras especulações sobre o futuro.