Um presente grego para os donos de Xbox
Durante o Opening Night Live de ontem (20), a Xbox revelou a data de lançamento de Indiana Jones e o Grande Círculo para Xbox Series, PC e assinantes do Game Pass: 9 de dezembro de 2024.
Contudo, junto com a tão esperada data de lançamento, veio um anúncio que deixou um gosto amargo para os donos de Xbox, que esperavam que o retorno de Indy aos games fosse exclusivo da plataforma.
Como os rumores já previam, Indiana Jones e o Grande Círculo também chegará ao PS5 na primavera de 2025. Embora pareça um golpe duro para a comunidade Xbox, acredito que essa decisão esteja mais atrelada à Disney (detentora dos direitos da franquia) do que ao desejo da Xbox de levar o jogo para uma plataforma concorrente.
O momento não favorece o Xbox


É importante lembrar que Indiana Jones não é uma propriedade do Xbox, o que significa que o jogo nunca esteve garantido como um exclusivo total da marca. Anunciado antes da aquisição da ZeniMax pela Microsoft, documentos compartilhados durante o caso com a FTC revelaram que o contrato de licenciamento com a Disney estabelecia que o jogo seria multiplataforma. Após a compra da Bethesda, ajustes foram feitos, e, segundo Pete Hines, ex-chefe de publishing da Bethesda, o jogo inicialmente se tornou exclusivo para Xbox e PC, com lançamento garantido no Game Pass.
No entanto, o Xbox pode ter ofuscado essa informação ao enfatizar que a Bethesda/MachineGames fazia parte da família Xbox, levando a crer que o projeto seria um exclusivo completo da plataforma.
Essa segurança na exclusividade começou a ser abalada quando o Xbox lançou quatro títulos exclusivos em plataformas rivais no início deste ano, com o objetivo de expandir a base desses jogos. Embora a liderança do Xbox (Phil Spencer, Sarah Bond e Matt Booty) tenha afirmado que esses movimentos seriam analisados caso a caso, a impressão de que o Xbox está perdendo sua força em termos de exclusividade se tornou um temor constante entre os donos de consoles.
Um anúncio que poderia ter sido mais transparente
A revelação de que Indiana Jones e o Grande Círculo chegará ao PS5 antes mesmo de seu lançamento no Xbox apenas reforça a sensação de que o Xbox está se transformando em uma publisher que não valoriza a exclusividade de seus grandes títulos. Essa falta de clareza na comunicação é problemática, pois transmite uma imagem confusa para a comunidade.


Essa omissão poderia ter sido evitada. Se a exclusividade temporária surgiu após a aquisição da Bethesda, o marketing do Xbox poderia ter sido mais transparente e direto. Infelizmente, o Xbox parece ter se acostumado a iludir sua comunidade com promessas vagas sobre franquias exclusivas desde que adquiriu a Bethesda e a Activision-Blizzard-King.
Anunciar a chegada de Indiana Jones no PS5 durante o Open Night Live e não em eventos particulares ou em um comunicado só mostra a atitude covarde do Xbox em sua comunicação.
Portanto, o que faltou ao Xbox foi uma comunicação honesta com seu público, explicando com antecedência que Indiana Jones seria um exclusivo temporário, algo que a PlayStation tem feito de forma clara com títulos como o remake de Final Fantasy 7.
Conclusão
A chegada de Indiana Jones e o Grande Círculo ao PS5 em menos de um ano após seu lançamento no Xbox e no PC não é o fim do mundo, mas reforça a péssima comunicação do Xbox com sua comunidade, que vive em constante incerteza. No fim do dia, cada dia mais o Xbox mostra que seus planos é ser uma publicadora, cujo o intuito é da envergadura e relevância ao Game Pass, enquanto seu hardware vira um segmento em segundo plano.


Indiana Jones e o Grande Círculo chega ao Xbox Series e PC, e estará disponível no Game Pass desde o Dia 1, em 9 de dezembro de 2024. A versão para PS5 será lançada no primeiro semestre de 2025.