100 pessoas teriam deixado a empresa, segundo relatório
Nos últimos dois anos, a indústria de jogos passou por tempos difíceis, e a Bandai Namco tem enfrentado desafios significativos nesse cenário. Um relatório da Bloomberg revelou que a empresa está lidando com a “demanda fraca” de forma drástica, incluindo cortes de empregos e o cancelamento de diversos títulos em desenvolvimento.
Com as rígidas leis trabalhistas do Japão limitando demissões em massa, a Bandai Namco teria recorrido a métodos tradicionais no país, como as chamadas “salas de expulsão” ou oidashi beya. Nessas salas, os funcionários não recebem tarefas e acabam pressionados a encontrar novos empregos, sob ameaça de terem sua indenização reduzida pela falta de produtividade. Segundo o relatório, desde abril, cerca de 200 funcionários acabaram transferidos para essas salas, e aproximadamente 100 já deixaram a empresa. Mais demissões voluntárias devem ocorrer nos próximos meses.
Além disso, diversos jogos não anunciados foram cancelados, incluindo títulos baseados em franquias populares como Naruto e One Piece. Um desse projetos, inclusive, seria um encomendado pela Nintendo, supostamente arquivado. Em novembro do ano passado, a Bandai Namco havia criado uma nova equipe interna para trabalhar principalmente em projetos da Nintendo, mas algumas dessas iniciativas foram interrompidas.
Cancelamentos de projetos
Em resposta, um representante afirmou que as decisões de cancelar jogos tornaram-se resultado de avaliações e negou a existência de salas de expulsão na empresa. “Alguns funcionários podem esperar um tempo antes de serem realocados em novos projetos, mas seguimos em frente conforme surgem novas oportunidades”, afirmou.
Além das demissões e cancelamentos, a Bandai Namco também anunciou o fim de seu MMORPG Blue Protocol, incluindo o cancelamento do lançamento ocidental. A empresa já havia confirmado no início deste ano o cancelamento de cinco títulos não anunciados, após uma perda de 21 milhões de ienes devido ao baixo desempenho de um jogo, que possivelmente era Blue Protocol.
Por outro lado, a empresa também teve momentos de sucesso recentemente. Dragon Ball: Sparking! ZERO vendeu mais de 3 milhões de unidades nas primeiras 24 horas, demonstrando a força de algumas de suas propriedades intelectuais mais consolidadas.
E você, o que achou desta notícia? Comente abaixo!