Shuhei Yoshida teve que aceitar liderar o setor Indie, caso contrario deixaria a Sony

Shuhei Yoshida

Compartilhe

O ex-executivo da Sony, Shuhei Yoshida, revelou recentemente que sua transição para a liderança do setor indie do PlayStation não foi exatamente uma escolha. Durante uma entrevista ao VentureBeat, ele afirmou que foi colocado diante de uma decisão difícil: aceitar o novo papel ou deixar a empresa após décadas de contribuição.

Após 31 anos na Sony, Yoshida desempenhou um papel fundamental na marca PlayStation. Entre 2008 e 2019, ele foi presidente da SIE Worldwide Studios, supervisionando o desenvolvimento dos principais títulos da empresa, como The Last of Us Part II. No entanto, em 2019, foi anunciado que ele deixaria esse cargo para liderar uma nova iniciativa voltada para jogos independentes. A decisão, conforme revelou, não partiu dele.

- PUBLICIDADE -

“Quando Jim me pediu para assumir o trabalho indie, a escolha era fazer isso ou sair da empresa”, explicou Yoshida. Segundo ele, a mudança de first-party para indies foi mais desafiadora do que deixar a Sony. Entretanto, sua paixão por jogos independentes o motivou a aceitar.

Apesar de ter sido uma transição inesperada, Yoshida abraçou a nova posição com entusiasmo. Ele afirmou que sempre teve um grande respeito pelo setor de jogos independentes e viu uma oportunidade única de fortalecer esse mercado dentro do PlayStation. Com isso, seu trabalho foi essencial para melhorar a relação da Sony com estúdios independentes e proporcionar mais visibilidade para esses desenvolvedores.

Durante sua gestão, a Sony investiu em parcerias com estúdios como a Housemarque, criadora de Returnal, fortalecendo ainda mais a relação da empresa com desenvolvedores menores.

- PUBLICIDADE -

O fim de uma era na Sony

Shuhei Yoshida

Em janeiro deste ano, Yoshida anunciou sua saída definitiva da Sony, encerrando uma trajetória de três décadas. No entanto, ele destacou que não se considera aposentado e que continuará atuando como consultor para diversas empresas do setor. Além disso, ele ressaltou que sua saída não foi um indicativo de desinteresse pela indústria.

“Meu objetivo pessoal, quando comecei no setor indie, era tornar minha posição obsoleta”, revelou Yoshida. Segundo ele, sua meta era consolidar o mercado de indies dentro do PlayStation a ponto de sua presença não ser mais necessária. Com isso, sentiu que seu trabalho estava completo e que a Sony poderia seguir sem ele.

A saída de Shuhei Yoshida marca o fim de uma era para a Sony. No entanto, seu impacto no setor de jogos independentes será duradouro. Afinal, ele transformou a forma como o PlayStation se relaciona com estúdios menores, tornando-os uma parte essencial da plataforma. Agora, como consultor independente, Yoshida continua influenciando o mercado e ajudando novos desenvolvedores a crescerem.

Comente o que você achou sobre a saída de Shuhei Yoshida, compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar nossas últimas notícias e análises de jogos.

Fonte: VentureBeat

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”