Uematsu diz que a Square Enix entrou em colapso após a saída de Sakaguchi, criador de Final Fantasy
Quem acompanha a história da franquia Final Fantasy sabe que o nome Hironobu Sakaguchi é essencial para entender seu legado. No entanto, poucos sabiam o quão grande foi o impacto de sua saída da Square Enix — até agora. Em uma recente participação no podcast de Nobuo Uematsu, lendário compositor da série, vieram à tona detalhes sobre os bastidores da empresa após a partida do criador da saga.
Segundo Uematsu, a Square Enix passou por um verdadeiro “colapso” após Sakaguchi deixar a companhia em 2003. “Resumindo, ele é o grande líder. Sempre foi e sempre será”, afirmou o músico japonês, reforçando que o designer tinha uma habilidade natural de liderança que mantinha o time coeso — mesmo em meio ao caos criativo que definia a empresa naquela época.
Uematsu descreveu os bastidores do estúdio como algo próximo a um clube universitário, sem muita organização formal, mas com uma estrutura funcional sustentada pela presença de Sakaguchi. “Nem sequer existia uma organização corporativa, no entanto, todos o ouviam”, relembrou.
O impacto da saída e os anos difíceis da Square


Quando Sakaguchi se desligou da empresa, Uematsu afirma que o ambiente desmoronou. “A situação na Square era horrível após ele sair”, revelou. “A organização subitamente colapsou”, completou, confessando que cogitou até abandonar a empresa diante da instabilidade: “Pensei para mim mesmo: ‘Oh não, devia fugir daqui’”.
A saída de Sakaguchi coincidiu com uma fase de turbulência para a Square. No início dos anos 2000, a companhia enfrentou prejuízos severos com o filme The Spirits Within, além de atrasos em títulos importantes como Final Fantasy 10. Mais adiante, os jogos Final Fantasy 13 e Final Fantasy 15 passaram por longos ciclos de desenvolvimento e geraram controvérsia entre os fãs.
Uma recuperação lenta, mas sólida
Mesmo diante de tantos problemas, Uematsu reconhece que a Square Enix conseguiu, com o tempo, retomar o controle e se reerguer. Ele elogia a capacidade da empresa de sobreviver após tantos tropeços, sobretudo após a fusão com a Enix. No entanto, suas palavras deixam claro que, para muitos desenvolvedores da época, a ausência de Sakaguchi criou um vazio difícil de preencher.
Comente o que você achou da declaração de Uematsu, compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar nossas últimas notícias e análises de séries e jogos.
Fonte: Eurogamer