A morte triste e lenta dos games em 3D – Ou não?

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Desde que o 3D surgiu no cinema que a indústria dos games abraçou a ideia e trouxe para nossas salas, através de jogos como Assassin’s Creed 3 que é um dos últimos a utilizar essa funcionalidade. Depois veio o Nintendo 3DS e sua tela que possibilita ver em 3D sem óculos, o que já parecia algo altamente inovador (e é!). No entanto, parece que finalmente chegou a hora de levantarmos um copo para 3D estereoscópico e brindar por sua contribuição, pois a empolgação com este formato acabou já faz algum tempo.

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Em 2011 o 3D estava nas alturas, inclusive era foco da E3 na época, onde a Sony apresentou diversas funcionalidades e equipamentos focados na tecnologia, e inclusive o PS3 era um deles. Logo depois a Mirosoft também suportou o formato, e diversos televisores apareceram no mercado para atender este público. O 3D chegou a ser um diferencial para a venda ou não de algum produto.

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Mario 3D Land utiliza o efeito com maestria. Mas também quando se trata da Nintendo e seus consoles, ela sabe fazer bem feito.

Mas isso tudo está mudando, já que a própria Sony disse que o 3D “não é o foco” do PS4, ainda mais se os rumores que apontam para um óculos estilo o Rift vindo da empresa para seu novo console realmente for uma verdade. E para completar, a Nintendo com seu 2DS deixou de lado a tela com 3D, o que reforça que muitos consumidores não estão nem aí para o efeito, ou ao menos achem apenas curioso.

Portanto, praticamente ninguém mais está ligando para o 3D, mas podemos imaginar que é pelo fato da tecnologia ter sido mal compreendida, pois alguns jogos ficam realmente muito bons em 3D, e o 3DS sendo jogado com o efeito, apesar de cansativo em alguns momentos, é algo totalmente diferente que qualquer console tenha feito até aqui. Ou seja, esta tecnologia tem seu valor individualmente falando.

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Opa! Põe os óculos aí meu filho!

Seja no 3DS ou na TV, a sensação que temos é sempre de se ter um mundo através de uma janela. É algo que quando bem feito, proporciona uma sensação de descoberta, além do que o próprio game conseguiria caso não possuísse o efeito. Jogos como Mario 3D Land para o 3DS consegue este feito talvez por possuir uma câmera mais distante, deixando o jogador mais preparado para os efeitos que virão, e assim cansando menos os olhos e proporcionando uma jogatina por mais tempo. Outro game que consegue tal feito é Sonic Generations nos consoles, que mesmo em uma TV grande e alta velocidade, traz uma sensação muito boa ao ver aqueles cenários coloridos do mundo do porco espinho em perspectivas diferentes. Outro jogo que fica sensacional com a tecnologia é Uncharted 3 que maximiza a experiência ainda mais, e não perde tanto dos gráficos quando o efeito está ligado.

Mas uma prova de que as produtoras começam a não dar muita atenção para a tecnologia é que a própria Naughty Dog após Uncharted, deixou de lado o efeito em The Last Of Us, que não possui tal opção. A Ubisoft, depois de Assassin’s Creed também não implementou a tecnologia em Splinter Cell Blacklist, apenas para citarmos alguns exemplos. E por fim, as novas TVs com 4K de resolução, até o momento, não apresentam o efeito, ou se o possuem não falam dele, pois muita gente torce o nariz quando falam de uma TV 3D, mas esquecem que o efeito pode ser desligado quando quiser.

Portanto, nestes 3 anos em que o 3D apresentou experiências agradáveis, também assustou muita gente com algumas experiências que não foram muito boas. Podemos dizer que foi uma época incrível em que a descoberta era ainda maior para algo novo, além dos próprios jogos. A ideia geral sempre foi muito boa, mas como algumas tecnologias que vem e vão, não foi totalmente bem aplicada e a morte do efeito é, ao menos no que diz respeito aos vídeo games, eminente.

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Será que no Rift mora a evolução do 3D ou podemos definir como algo novo e o 3D fadado ao esquecimento? Complicado não?

No entanto uma verdade precisa ser dita. Para que o Óculus Rift existisse, a ideia do 3D precisava também existir. O Rift consiste em visualizar 2 imagens, uma com cada olho, e dada a imersão que ele cria o efeito é basicamente o 3D que conhecemos, mas sem a limitação da tela, onde os óculos transmitem tudo. Então, também podemos pensar que o 3D não tenha morrido, mas tenha evoluído. O que acha?

Se não conhece o Rift, veja o vídeo:

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15 respostas

  1. Eu uso oculos e não vou poder usar o rift.. então para mim, uma boa TV 3D sony, seria bem mais util.. o bom que o 3D no PC vc emula com programas, não ficando limitado a esperar a boa vontade da empresa.. mais 1 ponto para o PC… o rift deve ser bem legal, mas para quem usa oculos, e acho que muita gente que usa PC tem oculos, vai ser meio inutil.

    1. Leonardo, eu acredito que quando sair o lançamento oficial do Oculos Rift para os consumidores, eles tenham feito alguma melhoria para permitr que gamers que usem óculos possam usar o aparelho juntamente com os óculos! Eu também usava óculos, mas faz alguns anos que passei a usar lentes de contato! Mas não vou poder aproveitar o Rift por causa dos problemas que citei agora a pouco!

  2. A sim.. e tá na cara que 2 horas de jogatinha com esse oculos vc passa mau. =) se o 3D já é pesado. imagina um oculos com imagem LED perto dos olhos.

    1. Leonardo sempre com sua visão sensata! Tudo o que disse total sentido Leonardo, mas acredito que até o lançamento real do Rift, eles mudem bastante coisa principalmente para evitar o cansaço, pois muitos jogos estão sendo produzidos especialmente pro Rift. Mas caso nada disso seja implementado, tudo que vc falou tem muitas chances de acontecer e a moda pode acabar não pegando mesmo.

  3. Só o que eu acho ruim quando jogo em 3D é que o jogo parece perder na taxa de FPS. Não sei se é só impressão minha, porque nunca li nada confirmando isso, mas eu não consigo jogar MK9 em 3D, por exemplo.

    1. O desempenho cai mesmo, inclusive os gráficos tendem a perder detalhes, mas para muitos fica mais bonitos, pela profundidade. Mas realmente o 3D é uma questão de gosto e sempre é do tipo ame ou odeie.

  4. Olha, conheço essa possibilidade de 3D desde criança, quando tinham aqueles álbuns em que você usava aqueles óculos com lentes vermelha e azul para ver as imagens em 3D! Mas para mim, que tenho um problema de visão em um dos olhos, nunca consegui sentir o tal ‘efeito 3D’. Já vi a onda do 3D ir e vir umas 3 vezes! E é um conceito que eu não tenho nenhum interesse, já que para mim, ela não faz nenhum efeito! Aliás, no Nintendo 3DS eu consigo perceber um pouco o efeito, mas ele dá uma sensação estranha!! E eu não sabia como o Oculos Rift funcionava, então está aí mais um produto que eu não preciso me interessar porque não vou sentir o efeito que ele proporciona!

  5. Eu não sei o que tem de “ERRADO” nesse posts de vocês, que o vídeo do YouTube fica QUADRADO… Só avisando.

    1. Quadrado como? Aqui pra mim, em um outro computador está ok…está falando da qualidade? Mudou para alguma outra na engrenagem que existe na caixa do youtube?

      Valeu pelo aviso! xD

      1. Nesse monitor que eu estou, as coisas ficam meio “ACHATADAS” sabe?!
        Ele não é 16:9, pra ficar com a imagem correta eu deveria usar 4:3 (QUADRADA) mas aí perco imgem dos lados, fica tudo pequeno demais.
        O correto seria ficar mais Wide do que o normal.
        É só na página de vocês, lá no ALVA eu assisto MELHOR do que o YouTube.
        Abração

          1. Eu imagino que sua resolução em um monitor deste está muito pequena Rodrigo! Experimentou trabalhar com uma resolução maior, como 1280×800 ou 1378x alguma coisa? Dá um toque pra gente!

  6. Comprei um mês atrás uma TV 3D da LG, desde então até jogo 2D eu mando ela converter pra 3D, jogos de SNES e tudo (Megaman X fica lindo *—-*), unica coisa que prejudica é na hora de ler textos, por exemplo, jogar Diablo III no 3D fica ruim pra ler os textos, mesma coisa com WOW, Prototype… Tirando isso eu fico muito satisfeito 😀

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