Alex Kidd: In Miracle World DX é nostálgico no gameplay e novo no visual

Alex Kidd in Miracle

Compartilhe

Alex Kidd: In Miracle World DX é o retorno de um dos personagens mais antigos e icônicos da indústria dos videogames. Alex Kidd, o herói com uma orelha bem avantajada, fez grande sucesso nos anos 80/90, mas, assim como muitos outros, ficou na história. Os jogos que sucederam Miracle World tiveram sua importância, mas não conseguiu manter o personagem a frente da Sega. Assim, com a chegada de Sonic, decretou o afastamento do garoto para dar início ao legado de um dos maiores ícones da indústria.

No limbo há mais de 20 anos, Kidd estava só na memória daqueles que tinha o Master System com esse jogo na memória (que é o meu caso). Pois bem, foi então que soubemos que Alex Kidd: In Miracle World retornaria e a esperança voltou.

Alex Kidd: In Miracle World DX muda alguma coisa em relação ao clássico?

- PUBLICIDADE -

Para início de conversa, eu defendo que todo o Remake precisa ser tratado com muito carinho. Refazer o jogo por refazer, apenas reconstruindo com gráficos melhorados, na minha visão, não é a forma correta de trazer um jogo do passado. Mexer sim na parte gráfica, entretanto construindo novas estruturas, modernizando o gameplay, adicionando coisas novas, enfim, motivando os novos jogadores a conhecer o universo, ao passo que chama a atenção pelas novidades daqueles que jogavam incessantemente.

A Merge Games e a Jankenteam trabalharam bem nesse quesito. O jogo está refeito com muito mais cores, uma definição fantástica, não deixando o pixel art de lado. Fases novas foram adicionadas; Gameplay dos chefes  modificado; Controles Adaptados; Novo modo de jogo em que você enfrente apenas os chefes; A música ganhou uma nova versão, mais polida com a mesma melodia gostosa; e por fim, a chance de você jogar o clássico, da maneira Master System de fazer.

- PUBLICIDADE -

O sabão no pé do Alex Kidd ainda existe

Alex Kidd in Miracle World analise

Essa foi a primeira coisa que eu verifiquei ao analisar o game. Lá nos anos 90, uma das grandes dificuldades impostas pelo jogo era justamente o personagem ser escorregadio. Ou seja, ao pular uma plataforma, a “inércia” de Alex Kidd o fazia escorregar por alguns milímetros e isso era suficiente para que o boneco caísse nas plataformas mais curtas. Também tinha aquele velho problema de nas pontas das plataformas, em alguns casos, o pulo não sai. Esses probleminhas eram muito comuns no passado. Jogos que não tinham muitos recursos para deixar o gameplay redondo. Segundo informações do próprio desenvolvedor, eles refinaram o gameplay, entretanto, acredito que precisava de um pouco mais de refino.

Novas Features

Alex Kidd chefe

Alex Kidd: In Miracle World DX além de vir com o game clássico junto também adiciona o modo de desafio dos chefes. Nele você enfrentará todos os chefões do jogo, apenas, e pode assim, treinar para o game. Primeiramente você joga o Jan Ken Po e depois vem a batalha! É uma espécie de modo survival, ou seja, se você morrer, terá que começar novamente.

Também existe uma maneira um pouco mais fácil de fechar o game. O modo Vidas Infinitas, o nome já diz, você percorre o game sem precisar reiniciar a fase. Assim sendo, sempre que você morrer, volta do último checkpoint que você conquistou.

Para onde Alex Kidd deveria ir?

Eu, particularmente, tenho esperanças de que esse jogo faça sucesso. Assim sendo, torço para que os envolvidos e os donos da marca pensem em trazer alguma continuação, ou jogo original do personagem. Não vejo os remakes de Enchanted Castle, Shinobi World, high Tech World, funcionando tão bem, portanto, trazer um game original, do zero, seria uma aposta adequada. Modernizar o gameplay, trazer as técnicas altamente evoluídas de jogos de plataforma de hoje para um futuro Alex Kidd seria fantástico.

Conclusão

Alex Kidd: In Miracle World DX é um remake interessante. Por mais que o jogo ainda mantenha sua simplicidade, sua limitação, é uma nostalgia absurda e um deleite para os fãs das antigas. Os marinheiros de primeira viagem vão curtir o visual, mas sem dúvida verão as limitações ditas nessa análise. Se você é da época do Master System, aproveite que esse é seu momento!

Confira a nossa análise em vídeo no canal do Combo Infinito!

 

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”