Aliens: Fireteam Elite é uma tremenda decepção | Análise

Alien Fireteam Elite

Compartilhe

O retorno de Alien aos videogames

A última aparição da franquia Alien nos games aconteceu em 2014 com o subestimado Alien: Isolation, desenvolvido pela SEGA juntamente com a Creative Assembly. Embora com alguns problemas, Alien Isolation conseguiu trazer toda a atmosfera, sobretudo, a tensão de ter um Xenomorfo na sua cola. Dito isso, após quase sete anos, um novo game dentro do universo de Alien dá as caras com uma proposta diferente da anterior, desta vez, focada em uma experiência cooperativa. Assim, Aliens: Fireteam Elite nos leva para uma aventura cooperativa enfrentando inúmeros Xenomorfos. 

Portanto, estreando no PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC em 24 de agosto, será que o título dará um ótimo retorno para franquia ou teremos mais uma adaptação de franquias do cinema jogadas pelo ralo?

- PUBLICIDADE -

Por fim, eu me chamo Jão e abaixo iremos descobrir se Aliens: Fireteam Elite é, de fato, uma ótima adaptação do universo de Alien.

“se você busca algo denso acerca da franquia Alien, como um fã, você não encontrará isso em Aliens: Fireteam Elite”

Inicialmente, não há como abordar o universo de Alien se não explorá-lo. Porém, não espere por isso em Aliens: Fireteam Elite. Nossa experiência no game se resume a um grupo de soldados que são colocados em diversas missões, sem nenhum contexto, para sobreviver a hordas de Xenomorfos, além de concluírem objetivos simplórios. Sem dúvidas, esse ponto foi o que mais me incomodou durante minha passagem em Aliens:Fireteam Elite. Assim, é frustrante você passar horas jogando, embora sendo uma experiência cooperativa que não faz jus às cinemáticas, e não ser abordado nada que exponha ou expanda o universo da franquia.

- PUBLICIDADE -

Basicamente, o que temos de algo relacionado a lore é que o game se passa 23 anos após os eventos da trilogia orignal de Alien, onde somos soldados da Colonial Marines e tripulantes da nave Endeavor. Assim, somos entregues à algumas missões e a alguns NPC’s que servem de guias num hub bem trivial por sinal. 

Em última análise, se você busca algo denso acerca da franquia Alien, como um fã, você não encontrará isso em Aliens: Fireteam Elite. E isso é uma pena e uma grande falha em uma adaptação, mesmo tendo uma natureza coop.

Sobreviva a hordas de Xenomorfos e pronto. E nada mais que isso.

Se o enredo é algo raso, o gameplay, embora divertido na companhia de amigos, é cansativo e repetitivo. Assim, somos direcionados a 4 atos, cada um com suas respectivas missões, além de um modo horda que só pode ser acessado após concluir o modo campanha. Não me pareceu justificável bloquear um modo adicional no game, mas somos obrigados a, inicialmente, concluir estas missões coop com objetivos repetitivos e um designer de nível preguiçoso. Basicamente, iniciamos nossa missão com objetivos que se resumem a abrir portas ou ligar sistemas; enfrente hordas de Xenomorfos; e, por fim, sobreviver a uma super horda de Xenomorfos no final de cada missão. Assim, seguindo essa fórmula repetitiva, que as missões do modo campanha se configuram.

Aliens Fireteam Elite

Ademais, o sistema de customização, seja nas armas ou no próprio visual do personagem, não oferece nada de interessante ao gameplay do game. Nada é impactante, de fato, ou que seja visível no gameplay.

Quanto aos Xenomorfos, somos rodeados por inúmeras criaturas de suas mais variadas espécies. Contudo, a forma como elas interagem é sem nenhuma estratégica e seguem um mesmo padrão. A grande diferença está em um dos Xenomorfos bípede que costumam atacar de forma aleatória e acaba nos surpreendendo durante o intenso tiroteio. Portanto, todo aquele dinamismo e impacto que a Cold Iron Studios prometeu, com seus Xenomorfos, não foi visível no produto final.

Uma versão para PS5 apenas para enfeite

Aliens: Fireteam Elite chegou para os consoles da geração passada (PS4 e Xbox One), PC e para os de atual geração (PS5 e Xbox Series). Assim, como quem jogou o título no PS5, temos apenas uma versão retrocompatível para o novo console. Então, não há nenhum trabalho focado no novo hardware que use a tecnologia do PS5, bem como as funcionalidades do DualSense. Dito isso, o game não apresenta nenhum investimento em opções que te ofereçam alternativas visuais ou de acessibilidade, a não ser na versão de PC. A partir disso, temos um game, mesmo no PS5, com um visual abaixo do esperado para um game de PS4 e Xbox One, o que dirá para os novos hardwares. Assim, além de um gráfico ultrapassado, o desempenho de Aliens: Fireteam Elite é péssimo com uma taxa de quadros que sofre ara chegar aos 30 FPS. 

Em adição, a falta de capricho é a grande marca presente no título que nem teve a preocupação de trazer modelos mais detalhados dos NPC’s e fazer ou um trabalho de Lip Sync, onde temos NPCs fazendo comentários sem nem mesmo movimentarem a boca, por exemplo. De fato, é lamentável este tipo de apresentação para um título que chegou numa geração de consoles a qual nos encontramos. Por fim, como se não fosse o suficiente, as telas de loadings são eternas e mesmo no PS5 temos uma longa espera para iniciarmos as partidas.

Mas afinal, Aliens: Fireteam Elite é tudo isso mesmo?

Aliens: Fireteam Elite é mais uma decepção de um game sobre o universo de Alien. Sua apresentação é lamentável, oferecendo um visual ultrapassado e com um conteúdo que não agrega em nada no universo da franquia. Quanto ao gameplay, embora sendo divertido na companhia de amigos, sua configuração é repetitiva e trivial.

Em suma, se você é fã e busca algo que represente bem a franquia Alien, não será com Aliens: Fireteam Elite que obterá isso. Mas se você busca apenas uma jogatina despreocupada e sem julgamentos, o título pode ser um passatempo recomendável. Por fim, mais uma vez tivemos a oportunidade de uma ótima adaptação sendo jogada pelo ralo.

Confira mais:

Madden NFL 22 decepciona com bugs e falta de inovação | Análise

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”