Análise: Episódio final de Arquivo X está bem longe de ser o último

Compartilhe

arquivo-x-o-final

Arquivo X acabou. De novo. Porque essa não foi a primeira vez que isso aconteceu. E nem a última.

- PUBLICIDADE -

A série sobre Mulder e Scully, dois agentes do FBI, estreou em 1993 e teve nove temporadas. Na última, vinha perdendo força. Os roteiros ficaram confusos, houve briga nos bastidores. A FOX tentou substituir os protagonistas por outra dupla. O fim era previsível e foi anunciado. Acabou.

Depois veio um filme, em 2008, que não esclareceu muito. Tudo continuou no ar e acabou. De novo.

Em 2016, os seis novos episódios prometidos pela FOX foram um sucesso de audiência. Os fãs da velha guarda e os novos, reviveram tudo com entusiasmo. A reestreia alcançou mais de 20 milhões de espectadores nos Estados Unidos, igualando os melhores números alcançados pela série nos anos 90. Foi como um resumo, mas inédito. Episódios engraçados, tensos ou cheio de conspirações, ainda maiores. E acabou. De novo.

- PUBLICIDADE -

E da forma como acabou, sem lançar aqui spoilers, não é o fim. A verdade continua lá fora.

Para quem tinha dúvida, a série continua. Resta saber se o que se seguirá será um filme, ou uma nova temporada. Diversas dicas foram dadas neste curto percurso da 10ª temporada. O presidente da Fox Entertainment, David Madden, disse que o adoraria ter mais de Arquivo X. A série introduziu dois novos agentes, Einstein e Miller, clones dos protagonistas principais que, desta vez, parecem ter sido aprovados pelos fãs.

Ainda há espaço na TV para uma série como Arquivo X. Numa época de revivals de sucesso, como Star Wars, Jurassic Park e Mad Max, Arquivo X bombou. Nos números da emissora, só ficou atrás do Grammy, lugar comum para todos os espectadores.

Mas resistirá Arquivo X ao legado deixado sobre si mesmo? Para nós, fica um ar de desconfiança. A TV não é mais a mesma dos anos 90. Embora tenham sido impressionantes, os números podem não se manter com uma série contínua. Eles claramente são inchados por terem sido “vendidos” como uma série curta, uma saideira. Resistirão ao cotidiano?

Nesse novo mundo, a própria emissora se atrapalhou. Os episódios vazaram diversas vezes. No Brasil, a equipe do COMBO INFINITO conseguiu ver um deles três semanas antes de ir ao ar (veja aqui), num erro do FOXPLAY. Nos Estados Unidos, o erro foi pior: o último episódio ficou no ar algumas horas e o pessoal do TUMBLR já começou a estragar a surpresa.

E se em vez de mais uma temporada, a FOX insistir em um filme? Arquivo X já foi ao cinema duas vezes, em 1998 e 2008. As duas obras não acrescentaram nada de novo à série, e atrapalham a organização da estante dos fãs (como nós) com dois discos fora do box da coleção.

Enfim, neste novo mundo de celulares sofisticados e carrões da FORD a serviço dos agentes da série, nos resta esperar pelos próximos capítulos. E logo teremos mais um final. De novo.

————————————————–

Artigo produzido por Marcelo Albuquerque

Compartilhe

6 respostas

  1. A única coisa que salvou nessa temporada foram os “monstros da semana”. Tipo, vou ser repetitivo ao dizer que a série acabou na 5a temporada, mas não tem como fugir disso. A décima temporada veio só pra confirmar que Arquivo X deveria ter terminado na 5a temporada. Não bastava uma oitava temporada horrorosa em praticamente toda ela (se vc simplesmente esquecer que um dia existiu Scully e Mulder e olhar pela ótica que trata-se de uma série totalmente nova e rebootada, talvez, TALVEZ dê pra salvar algo com o agente Dogget). Uma nona temporada porca do começo ao fim, com um último episódio grotesco, que parecia ter sido escrito na má vontade, com atuações de má vontade, com todo mundo ligando o fod@c e termina logo.

    Veio o filme de 2008 e, Jesus, outra bomba. Sem comentários maiores.

    É triste vc ver um episódio láaaa de 1993, 1994 e, com todo o tempo que já passou, pela revolução digital que presenciamos, constatar que os episódios daquela época, tanto em qualidade como história, são um trilhão de vezes (no mínimo) superior principalmente aos episódios da mitologia das temporadas 8, 9 e 10.

    Essa foi mais uma temporada para se esquecer. Antes tivessem rebootado, começado tudo de novo. Muito ruim mesmo, de doer. Esse episódio final foi o cúmulo do ridículo, com uma Scully forçada, bancando uma espécie de Jesus Cristo e essa purrinha escrota entre Canceroso e Mulder que, se pensar bem, não faz sentido nenhum. Eu fico PUTO em rever episódios antigos e lembrar que pensava ao ver o Canceroso em cena e pensar “pqp, esse cara é um pusta vilão, vai ser magnânimo quando a verdade finalmente for revelada”. Aí tiveram a ideia maravilhosa do Sindicato, Jesus, eu quase gozava ao pensar naquele grupo e o que eles escondiam e então.. então.. Essa total bost@.

    Se deixar de lado o fanatismo pela série, racionar bem, vai ver que a série é um lixo. Pouco mesmo se aproveita. Da 6a até a 10a temporada, a mitologia deve ser simplesmente esquecida. Esquecer que Mulder e Scully tiveram relacionamento e principalmente, tiveram a porr@ de um filho metade humano metade alien. Cara, dá até nojo de pensar que tiveram a ideia absurda disso. Como pode?

    Que saudade de Arquivo X.. Esse começo de ano mesmo, me preparando pra ver a nova temporada, achando que eles iam apagar todas as cagadas que fizeram, revendo os episódios da mitologia e um ou outro de monstro-da-semana e cheio de esperanças.. E pra que? Pra essa bomba.

    Agora, resta a dúvida, pois fica difícil saber qual o final de série pior já feito pela raça humana: a nona temporada de Arquivo X, a décima temporada de Arquivo X, o final de Dexter ou o final de Lost. Páreo duríssimo.

    Tomara que nem tenha outra temporada pq, do jeito que terminou essa, é só falar que o Willian é o novo Jesus Cristo. Só falta isso. Ridículo. Que raiva do car@lho!

    1. vejo tantas noticias dessa série, por favor me diga: Eu devo começar a assistí-la? Eu estou pensando em começar a assistir porque alguns dizem que é boa e outros que é ruim, só quero saber se vale a pena….

      1. Na boa mesmo? Eu sou fã, amo Arquivo X, mas Arquivo X bom mesmo, só da 1a a 5a temporada. Ali é tudo muito bom, quase nada que vc diga que a série deixou a desejar. Até o final da 5a temporada e até metade da 6a, vc pode ver sem medo, DESDE QUE vc saiba que é uma série antiga, ou seja, vai ter celular tijolão, pessoas usando tecnologia antiga. Mas o climão de conspiração e ufologia, se vc curtir, eu recomendo E MUITO. Não vai se decepcionar.

        Agora, quando chegar ao fim da 5a temporada, meu conselho é parar. Tipo, é como assistir uma série e de repente, na vida real, os protagonistas morressem de verdade e resolvessem terminar a série, ou seja, ficando sem final. PQ digo isso? Pq depois da 5a temporada, e salvo alguns episódios da 6a temporada, o resto é PURO LIXO.

        Só pra vc ter noção, o final original da série esta no patamar de ruindade de Dexter e Lost. Só pra vc ter noção. E o final dessa nova temporada entra fácil nesse bolo doido de piores finais de séries de toda a raça humana.

        Mas pega a primeira temporada. Se curtir, pode ir sem medo até a 5a e depois sabe o que tu faz? Pega o filme, o primeiro deles. Ali, pra mim, é verdadeiro final de Arquivo X. O que vem depois vc facilmente descarta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”